Ganho, logo gasto? Aplicação de modelagem estrutural na investigação dos efeitos da renda na compulsão por compras

Marcelo da Silva Schuster, Valéria da Veiga Dias, Luciana Flores Battistella

Resumo


As compras servem como uma forma afirmar ou consolidar a identidade ou estilo de vida pessoal, porém a busca desenfreada por aceitação social por meio das compras pode desencadear um comportamento de compra compulsivo. O presente artigo teve por objetivo verificar os efeitos dos diferentes níveis de renda na relação com as compras compulsivas, por meio da modelagem de equações estruturais multigrupo e do teste T. Os resultados demonstram que a escala de comportamento compulsivo de compra (CCC) de D’astous e Roberge apresentou uma ótima adequação ao cenário nacional, demonstrando validade e confiabilidade. Além disso, foi constatado que a renda não interfere no entendimento do CCC, porém pessoas com renda mais alta apresentam maior sentimento de culpa pós compra. Esses resultados demonstram que pessoas com renda mais baixa apresentam a mesma tendência a gastar e uma culpa pós compra menor do que as com renda mais alta, porém sem ter o mesmo poder de compras, podendo problemas financeiros, podendo gerar problemas familiares e sociais para compradores compulsivos, ressaltando a importância do tema para os estudos sociais e humanos.


Texto completo:

PDF

Referências


ABEP. (2002). Critério de classificação econômica Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. http://www.abep.org/Servicos/Download.aspx?id=01.

Amatulli, C., Guido, G. (2011). Determinants of purchasing intention for fashion luxury goods in the Italian market: A laddering approach. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 15, n. 1, p. 123-136. Disponível em: .

Araujo, F., Vanzellotti, C. A., Levy, B. P. (2012). Objetos amados em lares de baixa renda: um estudo exploratório sobre o comportamento de consumo de jovens. IN: EMA, v. 5.

Barone, F. M., Sader, E. (2008). Acesso ao crédito no Brasil: evolução e perspectivas. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 1249-1267. ISSN 0034-7612. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122008000600012&nrm=iso >.

Barros, C., Rocha, E. (2007). Lógica de consumo em um grupo das camadas populares: uma visão antropológica de significados culturais. IN: XXXI EncontroAnual da ANPAD, p. 1-16.

Bauman, Z. (2013). Consuming life. John Wiley & Sons. ISBN 0745673953.

Belk, R. (1988). Possessions and self. Wiley Online Library. ISBN 1444316567.

Benmoyal-Bouzaglo, S., Moschis, G. P. (2009). The effects of family structure and socialization influences on compulsive consumption: a life course study in France. International Journal of Consumer Studies, v. 33, n. 1, p. 49-57, Jan. ISSN 1470-6423. Disponível em: <://WOS:000280230700007 >.

Blunch, N. J. (2013). Introduction to structural equation modeling using IBM SPSS statistics and AMOS. Sage.

Bricker, J., Kennickell, A. B., Moore, K. B., & Sabelhaus, J. (2012). Changes in U.S. family finances from 2007 to 2010: evidence from the Survey of Consumer Finances. Federal Reserve Bulletin, v. 98, n. 2, p. 1-80.

Burns, A. C., Gillett, P. L., Rubinstein, M., & Gentry, J. W. (1990). An exploratory-study of lottery playing, gambling addiction and links to compulsive consumption. Advances in Consumer Research, v. 17, p. 298-305, 1990. ISSN 0098-9258. Disponível em: <://WOS:A1990DW40000045 >.

Byrne, B. M. (2013). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. Routledge. ISBN 1136648763.

Crescitelli, E., Shimp, T. A. (2012). Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning.

D’Astous, A. (1990). An inquiry into the compulsive side of “normal” consumers. Journal of Consumer Policy, v. 13, n. 1, p. 15-31. ISSN 0168-7034.

D’Astous, A., Maltais, J., Roberge, C. (1990). Compulsive buying tendencies of adolescent consumers. Advances in consumer research, v. 17, n. 1, p. 306-312. ISSN 0098-9258.

Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico USF, v. 18, n. 2, p. 211-220. ISSN 1413-8271.

Desarbo, W. S., Edwards, E. A. (1996). Typologies of compulsive buying behavior: A constrained clusterwise regression approach. Journal of Consumer Psychology, v. 5, n. 3, p. 231-262. ISSN 1057-7408.

DIEESE (2015). D.I.d.E.e.E.S.-. Preço da Cesta Básica. http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2015/201504cestabasica.pdf. Acesso em: 11.05.2015.

Donnelly, G., Ksendzova, M., Howell, R. T. (2013). Sadness, identity, and plastic in over-shopping: The interplay of materialism, poor credit management, and emotional buying motives in predicting compulsive buying. Journal of Economic Psychology, v. 39, p. 113-125. Disponível em: .

Faber, R. J., O’Guinn, T. C. (1988). Compulsive consumption and credit abuse. Journal of Consumer Policy, v. 11, n. 1, p. 97-109. Disponível em: .

Faber, R. J., O’guinn, T. C. (1992). A clinical screener for compulsive buying. Journal of consumer Research, p. 459-469. ISSN 0093-5301.

Faber, R. J., Oguinn, T. C., Krych, R. (1987). Compulsive Consumption. Advances in Consumer Research, v. 14, p. 132-135. ISSN 0098-9258. Disponível em: <://WOS:A1987H561000032>.

Garcia, P. A. d. O. (2009). Escala Brasileira de Valores Materiais - EBVM: Elaboração e validação de uma escala para materialismo como valor de consumo. (Mestre). Departamento de psicologia social, do trabalho e das organizações, Universidade de Brasília

Hair, Joseph F, William C Black, Barry J Babin, Rolph E Anderson, & Ronald L Tatham (2009). Análise multivariada de dados. Bookman. Porto Alegre, v. 6. Ed.

Hanley, A., Wilhelm, M. S. (1992). Compulsive buying: An exploration into self-esteem and money attitudes. Journal of economic Psychology, v. 13, n. 1, p. 5-18. ISSN 0167-4870.

Hassay, D. N., Smith, M. C. (1996). Compulsive buying: An examination of the consumption motive. Psychology & Marketing, v. 13, n. 8, p. 741-752, Dec. ISSN 0742-6046. Disponível em: <://WOS:A1996VV75500002>.

Hirschman, E. C. (1992). The consciousness of addiction - toward a general-theory of compulsive consumption. Journal of Consumer Research, v. 19, n. 2, p. 155-179, Sep. ISSN 0093-5301. Disponívelem: <://WOS:A1992JN26100003>.

Ho, R. (2013). Handbook of Univariate and Multivariate Data Analysis with IBM SPSS. CRC Press. ISBN 1439890218.

Jannuzzi, P.M., Sousa, M. F., Fonseca, J. C. G., & Barbosa, M. V. S. (2014). Estudo Técnico n. 17/2014. Dimensionamento da Extrema Pobreza no Brasil: aprimoramentos metodológicos e novas estimativas para 200 1 a 2013.

Krueger, D. W. (1998). On compulsive shopping and spending: a psychodynamic inquiry. American Journal of Psychotherapy. ISSN 0002-9564.

Krych, R. (1989). Abnormal consumer-behavior-a model of addictive behaviors. Advances in Consumer Research, v. 16, p. 745-748. ISSN 0098-9258.

Lira, C. C. (2014). Crédito consignado: cenários no Brasil e diagnóstico na UFPE (2010 a 2012). (Departamento de Gestão Pública). CCSA, Universidade Federal de Pernambuco.

McElroy, S. L., Hudson, J. I., Pope Jr, H. G., & Keck Jr, P. E. (1991). Kleptomania: clinical characteristics and associated psychopathology. Psychological Medicine, v. 21, n. 01, p. 93-108. ISSN 1469-8978.

McElroy, S. L., Keck Jr, P. E., Pope Jr, H. G., & Hudson, J. I. (1989). Pharmacological treatment of kleptomania and bulimia nervosa. Journal of clinical psychopharmacology, v. 9, n. 5, p. 358-360. ISSN 0271-0749.

Moschis, G. P. (2007). Stress and consumer behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 35, n. 3, p. 430-444, Fal. ISSN 0092-0703. Disponível em: <://WOS:000248792800010 >.

Orford, J.(2001). Excessive appetites: A psychological view of addictions. John Wiley & Sons Ltd. ISBN 0471499471.

Passini, S. (2011). Individual responsibilities and moral inclusion in an age of rights. Culture & Psychology, v. 17, n. 3, p. 281-296. ISSN 1354-067X.

Rook, D. W. (1987). The buying impulse. Journal of consumer research, p. 189-199. ISSN 0093-5301.

Rook, D. W., Hoch, S. J. (1985). Consuming impulses. Advances in consumer research, v. 12, n. 1, p. 23-27. ISSN 0098-9258.

Ruvio, A., Somer, E., Rindfleisch, A. (2014). When bad gets worse: The amplifying effect of materialism on traumatic stress and maladaptive consumption. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 42, n. 1, p. 90-101. Disponível em: .

Santos, T. d., Souza, M. J. B. d. (2013). Materialismo entre Crianças e Adolescentes: o Comportamento do Consumidor Infantil de Santa Catarina. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 45-58. ISSN 1983-6635.

Scherhorn, G. (1990). The addictive trait in buying behaviour. Journal of Consumer Policy, v. 13, n. 1, p. 33-51. Disponível em: .

Schumacker, R. E., Lomax, R. G. (2012). A beginner’s guide to structural equation modeling. Routledge Academic. ISBN 128370837X.

Shadish, W. R., Cook, T. D., Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Wadsworth Cengage learning. ISBN 0395615569.

Silva, M. E., Balbino, D. P., & Gómez, C. P. (2012). Consumo Sustentável na base da pirâmide: definindo papéis e obrigações para a efetivação do desenvolvimento sustentável 10.5773/rgsa. v5i2. 312. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(2).

Sáenz, M. J., Revilla, E., Knoppen, D. (2014). Absorptive capacity in buyer–supplier relationships: empirical evidence of its mediating role. Journal of Supply Chain Management, v. 50, n. 2, p. 18-40. ISSN 1745-493X.

Tavares, H., Lobo, D. S. S., Fuentes, D., & Black, D. W. (2008). Compras compulsivas: uma revisão e um relato de caso. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, p. S16-S23. ISSN 1516-4446. Disponível em: .

Zerrenner, S. (2007). Estudo Sobre as razões para a população de baixa renda. (Mestre). Departamento de Ciências Administrativas, Universidade de São Paulo, São Paulo.




DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n2p193-204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Revista de Administração IMED

Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)

Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.