Ganho, logo gasto? Aplicação de modelagem estrutural na investigação dos efeitos da renda na compulsão por compras
Abstract
As compras servem como uma forma afirmar ou consolidar a identidade ou estilo de vida pessoal, porém a busca desenfreada por aceitação social por meio das compras pode desencadear um comportamento de compra compulsivo. O presente artigo teve por objetivo verificar os efeitos dos diferentes níveis de renda na relação com as compras compulsivas, por meio da modelagem de equações estruturais multigrupo e do teste T. Os resultados demonstram que a escala de comportamento compulsivo de compra (CCC) de D’astous e Roberge apresentou uma ótima adequação ao cenário nacional, demonstrando validade e confiabilidade. Além disso, foi constatado que a renda não interfere no entendimento do CCC, porém pessoas com renda mais alta apresentam maior sentimento de culpa pós compra. Esses resultados demonstram que pessoas com renda mais baixa apresentam a mesma tendência a gastar e uma culpa pós compra menor do que as com renda mais alta, porém sem ter o mesmo poder de compras, podendo problemas financeiros, podendo gerar problemas familiares e sociais para compradores compulsivos, ressaltando a importância do tema para os estudos sociais e humanos.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ABEP. (2002). Critério de classificação econômica Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. http://www.abep.org/Servicos/Download.aspx?id=01.
Amatulli, C., Guido, G. (2011). Determinants of purchasing intention for fashion luxury goods in the Italian market: A laddering approach. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 15, n. 1, p. 123-136. Disponível em: .
Araujo, F., Vanzellotti, C. A., Levy, B. P. (2012). Objetos amados em lares de baixa renda: um estudo exploratório sobre o comportamento de consumo de jovens. IN: EMA, v. 5.
Barone, F. M., Sader, E. (2008). Acesso ao crédito no Brasil: evolução e perspectivas. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 1249-1267. ISSN 0034-7612. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122008000600012&nrm=iso >.
Barros, C., Rocha, E. (2007). Lógica de consumo em um grupo das camadas populares: uma visão antropológica de significados culturais. IN: XXXI EncontroAnual da ANPAD, p. 1-16.
Bauman, Z. (2013). Consuming life. John Wiley & Sons. ISBN 0745673953.
Belk, R. (1988). Possessions and self. Wiley Online Library. ISBN 1444316567.
Benmoyal-Bouzaglo, S., Moschis, G. P. (2009). The effects of family structure and socialization influences on compulsive consumption: a life course study in France. International Journal of Consumer Studies, v. 33, n. 1, p. 49-57, Jan. ISSN 1470-6423. Disponível em: <://WOS:000280230700007 >.
Blunch, N. J. (2013). Introduction to structural equation modeling using IBM SPSS statistics and AMOS. Sage.
Bricker, J., Kennickell, A. B., Moore, K. B., & Sabelhaus, J. (2012). Changes in U.S. family finances from 2007 to 2010: evidence from the Survey of Consumer Finances. Federal Reserve Bulletin, v. 98, n. 2, p. 1-80.
Burns, A. C., Gillett, P. L., Rubinstein, M., & Gentry, J. W. (1990). An exploratory-study of lottery playing, gambling addiction and links to compulsive consumption. Advances in Consumer Research, v. 17, p. 298-305, 1990. ISSN 0098-9258. Disponível em: <://WOS:A1990DW40000045 >.
Byrne, B. M. (2013). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. Routledge. ISBN 1136648763.
Crescitelli, E., Shimp, T. A. (2012). Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning.
D’Astous, A. (1990). An inquiry into the compulsive side of “normal” consumers. Journal of Consumer Policy, v. 13, n. 1, p. 15-31. ISSN 0168-7034.
D’Astous, A., Maltais, J., Roberge, C. (1990). Compulsive buying tendencies of adolescent consumers. Advances in consumer research, v. 17, n. 1, p. 306-312. ISSN 0098-9258.
Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico USF, v. 18, n. 2, p. 211-220. ISSN 1413-8271.
Desarbo, W. S., Edwards, E. A. (1996). Typologies of compulsive buying behavior: A constrained clusterwise regression approach. Journal of Consumer Psychology, v. 5, n. 3, p. 231-262. ISSN 1057-7408.
DIEESE (2015). D.I.d.E.e.E.S.-. Preço da Cesta Básica. http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2015/201504cestabasica.pdf. Acesso em: 11.05.2015.
Donnelly, G., Ksendzova, M., Howell, R. T. (2013). Sadness, identity, and plastic in over-shopping: The interplay of materialism, poor credit management, and emotional buying motives in predicting compulsive buying. Journal of Economic Psychology, v. 39, p. 113-125. Disponível em: .
Faber, R. J., O’Guinn, T. C. (1988). Compulsive consumption and credit abuse. Journal of Consumer Policy, v. 11, n. 1, p. 97-109. Disponível em: .
Faber, R. J., O’guinn, T. C. (1992). A clinical screener for compulsive buying. Journal of consumer Research, p. 459-469. ISSN 0093-5301.
Faber, R. J., Oguinn, T. C., Krych, R. (1987). Compulsive Consumption. Advances in Consumer Research, v. 14, p. 132-135. ISSN 0098-9258. Disponível em: <://WOS:A1987H561000032>.
Garcia, P. A. d. O. (2009). Escala Brasileira de Valores Materiais - EBVM: Elaboração e validação de uma escala para materialismo como valor de consumo. (Mestre). Departamento de psicologia social, do trabalho e das organizações, Universidade de Brasília
Hair, Joseph F, William C Black, Barry J Babin, Rolph E Anderson, & Ronald L Tatham (2009). Análise multivariada de dados. Bookman. Porto Alegre, v. 6. Ed.
Hanley, A., Wilhelm, M. S. (1992). Compulsive buying: An exploration into self-esteem and money attitudes. Journal of economic Psychology, v. 13, n. 1, p. 5-18. ISSN 0167-4870.
Hassay, D. N., Smith, M. C. (1996). Compulsive buying: An examination of the consumption motive. Psychology & Marketing, v. 13, n. 8, p. 741-752, Dec. ISSN 0742-6046. Disponível em: <://WOS:A1996VV75500002>.
Hirschman, E. C. (1992). The consciousness of addiction - toward a general-theory of compulsive consumption. Journal of Consumer Research, v. 19, n. 2, p. 155-179, Sep. ISSN 0093-5301. Disponívelem: <://WOS:A1992JN26100003>.
Ho, R. (2013). Handbook of Univariate and Multivariate Data Analysis with IBM SPSS. CRC Press. ISBN 1439890218.
Jannuzzi, P.M., Sousa, M. F., Fonseca, J. C. G., & Barbosa, M. V. S. (2014). Estudo Técnico n. 17/2014. Dimensionamento da Extrema Pobreza no Brasil: aprimoramentos metodológicos e novas estimativas para 200 1 a 2013.
Krueger, D. W. (1998). On compulsive shopping and spending: a psychodynamic inquiry. American Journal of Psychotherapy. ISSN 0002-9564.
Krych, R. (1989). Abnormal consumer-behavior-a model of addictive behaviors. Advances in Consumer Research, v. 16, p. 745-748. ISSN 0098-9258.
Lira, C. C. (2014). Crédito consignado: cenários no Brasil e diagnóstico na UFPE (2010 a 2012). (Departamento de Gestão Pública). CCSA, Universidade Federal de Pernambuco.
McElroy, S. L., Hudson, J. I., Pope Jr, H. G., & Keck Jr, P. E. (1991). Kleptomania: clinical characteristics and associated psychopathology. Psychological Medicine, v. 21, n. 01, p. 93-108. ISSN 1469-8978.
McElroy, S. L., Keck Jr, P. E., Pope Jr, H. G., & Hudson, J. I. (1989). Pharmacological treatment of kleptomania and bulimia nervosa. Journal of clinical psychopharmacology, v. 9, n. 5, p. 358-360. ISSN 0271-0749.
Moschis, G. P. (2007). Stress and consumer behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 35, n. 3, p. 430-444, Fal. ISSN 0092-0703. Disponível em: <://WOS:000248792800010 >.
Orford, J.(2001). Excessive appetites: A psychological view of addictions. John Wiley & Sons Ltd. ISBN 0471499471.
Passini, S. (2011). Individual responsibilities and moral inclusion in an age of rights. Culture & Psychology, v. 17, n. 3, p. 281-296. ISSN 1354-067X.
Rook, D. W. (1987). The buying impulse. Journal of consumer research, p. 189-199. ISSN 0093-5301.
Rook, D. W., Hoch, S. J. (1985). Consuming impulses. Advances in consumer research, v. 12, n. 1, p. 23-27. ISSN 0098-9258.
Ruvio, A., Somer, E., Rindfleisch, A. (2014). When bad gets worse: The amplifying effect of materialism on traumatic stress and maladaptive consumption. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 42, n. 1, p. 90-101. Disponível em: .
Santos, T. d., Souza, M. J. B. d. (2013). Materialismo entre Crianças e Adolescentes: o Comportamento do Consumidor Infantil de Santa Catarina. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 45-58. ISSN 1983-6635.
Scherhorn, G. (1990). The addictive trait in buying behaviour. Journal of Consumer Policy, v. 13, n. 1, p. 33-51. Disponível em: .
Schumacker, R. E., Lomax, R. G. (2012). A beginner’s guide to structural equation modeling. Routledge Academic. ISBN 128370837X.
Shadish, W. R., Cook, T. D., Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Wadsworth Cengage learning. ISBN 0395615569.
Silva, M. E., Balbino, D. P., & Gómez, C. P. (2012). Consumo Sustentável na base da pirâmide: definindo papéis e obrigações para a efetivação do desenvolvimento sustentável 10.5773/rgsa. v5i2. 312. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(2).
Sáenz, M. J., Revilla, E., Knoppen, D. (2014). Absorptive capacity in buyer–supplier relationships: empirical evidence of its mediating role. Journal of Supply Chain Management, v. 50, n. 2, p. 18-40. ISSN 1745-493X.
Tavares, H., Lobo, D. S. S., Fuentes, D., & Black, D. W. (2008). Compras compulsivas: uma revisão e um relato de caso. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, p. S16-S23. ISSN 1516-4446. Disponível em: .
Zerrenner, S. (2007). Estudo Sobre as razões para a população de baixa renda. (Mestre). Departamento de Ciências Administrativas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n2p193-204
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2015 Revista de Administração IMED
Revista de Administração IMED (RAIMED) ISSN: 2237-7956 Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)
Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.