Permanência dos Colaboradores em Empresas Familiares: O que Importa sob a Óptica dos Gestores?

Tatiane Meurer, Luiz Fernando Câmara Viana, Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira

Resumo


Este artigo visa explorar o que é importante para a permanência de colaboradores em empresas familiares, sob a óptica dos gestores membros da família e não familiares. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, guiada por entrevista semiestruturada com 11 entrevistados, incluindo colaboradores não familiares e membros da família empresária. Realizou-se análise de conteúdo, utilizando o software MaxQDA, seguida por livro de códigos e teste de confiabilidade intercodificador, com auxílio da linguagem R. Os resultados revelaram cinco categorias referentes às razões de permanência dos colaboradores nas empresas familiares investigadas: i) comunicação flexível, ii) oportunidade de carreira, iii) trabalho humanizado, iv) sentimento de pertencimento, e v) configuração regional. Também há indicação de que o sentimento de pertencimento seja impulsionado pelas três primeiras categorias elencadas, influenciando o desejo de permanência do colaborador não familiar. A partir dos achados, são elencadas proposições a serem investigadas em pesquisas futuras. Como implicações práticas, são sugeridos treinamentos e qualificações que estimulem a comunicação flexível, a oportunidade de carreira, o trabalho humanizado e o sentimento de pertencimento para fortalecer a permanência dos colaboradores não familiares.


Palavras-chave


Empresa familiar; Rotatividade; Permanência dos colaboradores

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2023.v13i1.4863

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