Relação entre Manipulação Amoral, Identificação Organizacional e Satisfação com a vida: Um Estudo com Gestores do Setor de Serviços

Márcia Marisa Sant Anna Perin, Lidiane Comin, Jandir Pauli

Resumen


O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a identificação organizacional e a manipulação amoral de gestores de empresas, a fim de testar essa relação com a satisfação com a vida. Para a realização deste, utilizou-se de uma survey com 188 participantes, por meio da Escala de Satisfação com a Vida (SWL), a Escala de Identificação Organizacional (EIO) e a Escala de Personalidade Maquiavélica (MPS), que abordam as dimensões necessárias para a investigação da problemática do estudo. Pelos resultados obtidos foi possível evidenciar que a influência da manipulação amoral na satisfação com a vida é negativa, na percepção dos pesquisados. Os comportamentos não éticos em que prevalecem as formas de trapacear os demais, não são vistos como satisfatórios para o alcance de uma vida boa ou desejada, justificando assim que “os fins não justificam os meios”. Por meio da testagem da variável moderadora identificação organizacional, evidenciou-se que quanto mais essa identificação é percebida pelo indivíduo, menos entendimento de manipulação amoral existe, aumentando assim a satisfação com a vida e confirmando o efeito moderador nesta relação.

Palabras clave


Manipulação amoral; Identificação Organizacional; Satisfação com a Vida; Efeito moderado.

Referencias


Abrams, D., Ando, K., & Hinkle, S. (1998). Psychological attachment to the group: Cross-cultural differences in organizational identification and subjective norms as predictors of workers’ turnover intentions. Personality and Social psychology bulletin, 24(10), 1027-1039.

Adams, G. R., & Montemayor, T. (Eds). (1992). Advances in adolescent development: Identity formation during adolescence. In S. A. Waterman. Identity as an aspect of optimal psychological functioning (pp. 50-72). Newbury Park, CA: Sage.

Anderson, N., & Schalk, R. (1998). The psychological contract in retrospect and prospect. Journal of organizational behavior, 19, 637-647.

Arrindell, W. A., Meeuwesen, L., & Huyse, F. J. (1991). The Satisfaction With Life Scale (SWLS): Psychometric properties in a non-psychiatric medical outpatients sample. Personality and Individual Differences, 12(2), 117-123.

Ashforth, B. E., & Mael, F. (1989). Social identity theory and the organization. Academy of management review, 14(1), 20-39.

Ashforth, B. E., & Mael, F. A. (1996). Oranizational Identity and Strategy as a Context for the Individual. Advances in strategic management, 13, 19-64.

Bellah, R. N., Madsen, R., Sullivan, W. M., Swidler, A., & Tipton, S. M. (2007). Habits of the heart: Individualism and commitment in American life. Univ of California Press.

Bisquerra, R., Sarriera, J. C., & Martinez, F. (2004). Introdução à estatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed.

Campbell, A., Converse, P. E., & Rodgers, W. L. (1976). The quality of American life: Perceptions, evaluations, and satisfactions. Russell Sage Foundation.

Chalita, G. (2005). O poder: Reflexões sobre Maquiavel e Etinne de La Boétie (3a ed.). São Paulo: Revista dos Tribunais.

Christie, R., & Geis, F. L. (2013). Studies in machiavellianism. Academic Press.

Dahling, J. J., Whitaker, B. G., & Levy, P. E. (2009). The development and validation of a new Machiavellianism scale. Journal of management de Melo, S. F., & Garcia, F. C. (2013). Poder e maquiavelismo nas organizações: estudo de caso de uma instituição pública federal de ensino. Revista Organizações em Contexto-online, 9(18), 103-142.

Deluga, R. J. (2001). American presidential Machiavellianism: Implications for charismatic leadership and rated performance. The Leadership Quarterly, 12(3), 339-363.

Dick, R., Wagner, U., Stellmacher, J., & Christ, O. (2004). The utility of a broader conceptualization of organizational identification: Which aspects really matter?. Journal of Occupational and Organizational psychology, 77(2), 171-191.

Diener, E. D., Emmons, R. A., Larsen, R. J., & Griffin, S. (1985). The satisfaction with life scale. Journal of personality assessment, 49(1), 71-75.

Dutton, J. E., Dukerich, J. M., & Harquail, C. V. (1994). Organizational images and member identification. Administrative science quarterly, 239-263.

Elsbach, K. D., & Kramer, R. M. (1996). Members’ responses to organizational identity threats: Encountering and countering the Business Week rankings. Administrative science quarterly, 442-476.

Espinosa, A., Freire, S., & Ferrándiz, J. (2016). Identificación colectiva y bienestar en una comunidad rural de la costa norte del Perú. Revista de Psicología, 34, 1.

Gardner, W. L., & Avolio, B. J. (1998). The charismatic relationship: A dramaturgical perspective. Academy of management review, 23(1), 32-58.

Grohmann, M. Z., & Battistella, L. F. (2012). Validação no contexto brasileiro [I]. Psicol. Argum, 30(70), 547-557.

Hackman, J. R., & Oldham, G. R. (1980). Work redesign. Cambridge: Harvard University.

Hair Jr. J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L. & Black, W. C. (1998). Multivariate data analysis with readings (5a ed.). New Jersey: Prentice Hall.

Hair Jr. J. F., Babin, B., Money, A. H. & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2008). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Hayes, M. H. (2009). Statistical digital signal processing and modeling. John Wiley & Sons.

Hulin, C. L., & Blood, M. R. (1968). Job enlargement, individual differences, and worker responses. Psychological Bulletin, 69(1), 41.

Jones, C., & Volpe, E. H. (2011). Organizational identification: Extending our understanding of social identities through social networks. Journal of Organizational Behavior, 32(3), 413-434.

Jones, D. N., & Paulhus, D. L. (2009). Machiavellianism. York, NY, US: Guilford Press.

Kanter, D. L., & Mirvis, P. H. (1989). The cynical Americans: Living and working in an age of discontent and disillusion. Jossey-Bass.

Kissler, G. D. (1994). The new employment contract. Human resource management, 33(3), 335-352.

Loscocco, K. A., & Roschelle, A. R. (1991). Influences on the quality of work and nonwork life: Two decades in review. Journal of Vocational Behavior, 39(2), 182-225.

Lykken, D., & Tellegen, A. (1996). Happiness is a stochastic phenomenon. Psychological science, 7(3), 186-189.

Mael, F., & Ashforth, B. E. (1992). Alumni and their alma mater: A partial test of the reformulated model of organizational identification. Journal of organizational Behavior, 13(2), 103-123.

Mael, F. A., & Ashforth, B. E. (1995). Loyal from day one: Biodata, organizational identification, and turnover among newcomers. Personnel Psychology, 48(2), 309-333.

Mael, F. A., & Tetrick, L. E. (1992). Identifying organizational identification. Educational and psychological measurement, 52(4), 813-824.

Maquiavelli, N. di B. (2044). O Príncipe. (A. Caruccio-Caporale, Trad.). Porto Alegre: L&PM, (Obra original publicada em 1513).

Marra, A. V., Fonseca, J. A., & Marques, A. L. (2014). The organizational identification process front of administrative reform: an exploratory study. Revista de Administração Mackenzie, 15(1), 49-72.

Mathieu, J. E., & Zajac, D. M. (1990). A review and meta-analysis of the antecedents, correlates, and consequences of organizational commitment. Psychological bulletin, 108(2), 171.

Moura, G. L. (2011). Relações desumanas: reflexões sobre “Humanismo” e controle na Relação indivíduo: organização. Anais do Encontro de gestão de pessoas e relações de trabalho, João Pessoa, PB, Brasil, 3.

Myers, D. G., & Diener, E. (1995). Who is happy?. Psychological science, 6(1), 10-19.

Neto, F. (1999). Satisfação com a vida e características de personalidade. Psychologica, 22, 55-70.

Pavot, W., & Diener, E. (1993). Review of the satisfaction with life scale. Psychological assessment, 5(2), 164.

Pekdemir, I. M., & Turan, A. (2015). The Relationships Among Love of Money, Machiavellianism and Unethical Behavior. Canadian Social Science, 11(6), 48-59.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2005). Análise de dados para ciências sociais: a complementariedade do SPSS (4a ed.). Lisboa: Sílabo.

Petty, R. E., Wegener, D. T., & Fabrigar, L. R. (1997). Attitudes and attitude change. Annual review of psychology, 48(1), 609-647.

Pratt, M. G. (1998). Central questions in organizational identification. Identity in organizations, 171-207.

Randall, D. M. (1990). The consequences of organizational commitment: Methodological investigation. Journal of organizational Behavior, 11(5), 361-378.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, 55(1), 68.

Siqueira, M. M. M. (2008). Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. In F. A. Oliveira. Identificação Organizacional (pp.179-188). Porto Alegre: Artmed.

Siqueira, M. M. M. (2008). Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. In M. A. Mendes & C. M. Ferreira. Contexto de trabalho (pp. 111-123). Porto Alegre: Artmed.

Schaubroeck, J. M., Peng, A. C., & Hannah, S. T. (2013). Developing trust with peers and leaders: Impacts on organizational identification and performance during entry. Academy of Management Journal, 56(4), 1148-1168.

Schimmack, U., Radhakrishnan, P., Oishi, S., Dzokoto, V., & Ahadi, S. (2002). Culture, personality, and subjective well-being: integrating process models of life satisfaction. Journal of personality and social psychology, 82(4), 582.

Schneider, B. (1983). Interactional psychology and organizational behavior. Michigan State Univ East Lansing Dept of Psychology.

Siegel, R. E. (1973). Galen on psychology, psychopathology, and function and diseases of the nervous system. Basel: Karger.

Simões, A. (1992). Ulterior validação de uma escala de satisfação com a vida (SWLS). Revista Portuguesa de Pedagogia, 26(3), 503-515.

Simon, H. A. (1999). Rationality Gone Awry? Decision Making Inconsistent with Economic and Financial Theory. Business Economics, 34(3), 93-95.

Smith, P. B., Bond, M. H., & Kagitcibasi, C. (2006). Understanding social psychology across cultures: Living and working in a changing world. Sage.

de Souza, E. F., & Garcia, F. C. O Poder nas Organizações: um Estudo da Mensuração do Maquiavelismo numa Empresa na Percepção dos Empregados. Anais do Simpósio de excelência em gestão e tecnologia-seget, 9.

Staw, B. M., & Ross, J. (1985). Stability in the midst of change: A dispositional approach to job attitudes. Journal of Applied psychology, 70(3), 469.

Tajfel, H., & Turner, J. C. (1979). An integrative theory of intergroup conflict. The social psychology of intergroup relations, 33(47), 74.

Trevino, L. K., & Brown, M. E. (2004). Managing to be ethical: Debunking five business ethics myths. The Academy of Management Executive, 18(2), 69-81.

Turner, J. C., Hogg, M. A., Oakes, P. J., Reicher, S. D., & Wetherell, M. S. (1987). Rediscovering the social group: A self-categorization theory. Basil Blackwell.

Waterman, A. S. (1990). Personal expressiveness: Philosophical and psychological foundations. Journal of Mind and Behavior, 11(1), 47-73.

Whetten, D. A., & Godfrey, P. C. (Eds.). (1998). Identity in organizations: Building theory through conversations. Sage Publications.

Wieseke, J., Kraus, F., Ahearne, M., & Mikolon, S. (2012). Multiple identification foci and their countervailing effects on salespeople’s negative headquarters stereotypes. Journal of Marketing, 76(3), 1-20.

Wilson, D. S., Near, D., & Miller, R. R. (1996). Machiavellianism: a synthesis of the evolutionary and psychological literatures. Psychological bulletin, 119(2), 285.

Woodard, A. Does Machiavellianism Influence Employee Responses to Psychological Contract Breach? Community of Undergraduate Journals Online. Retrieved June 30, 2006, from .

Zottoli, M. A. (2003). Understanding the process through which breaches of the psychological contract influence feelings of psychological contract violation: An analysis incorporating causal, responsibility, and blame attributions. Doctoral dissertation, The Ohio State University.




DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2018.v8i1.1478

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2018 Márcia Marisa Sant Anna Perin, Lidiane Comin, Jandir Pauli

Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)

Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.