Formação acadêmica: uma análise das disciplinas oferecidas pelos mestrados acadêmicos de Minas Gerais em Administração

Ana Cristina Ferreira, Erick de Freitas Moura, Valdir Machado Valadão Júnior

Resumo


Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a forma prioritária de preparação para o ingresso no magistério superior é por meio de cursos de pós-graduação, em especial, o mestrado e o doutorado. Os programas de pós-graduação em Administração foram regulamentados no Brasil em 1965 e, pela própria maneira que esses cursos se desenvolveram, orientados pelo modelo norte-americano, a atividade docente possui algumas lacunas. Pelo cenário de ascensão das empresas públicas e privadas no país na década de cinquenta, foi favorecida a formação técnica, voltada para o mercado e, a atividade docente, dessa forma, recebeu menor atenção. Mesmo com o crescimento do número de programas stricto sensu, alguns problemas estruturais desses cursos permanecem e, na tentativa de melhor compreender as dimensões da formação dos docentes em Administração por esses programas, no Estado de Minas Gerais, eles foram descritos, bem como tiveram suas ementas analisadas, com foco nas disciplinas didático-pedagógicas. Foi usada a pesquisa documental, pois foram analisados os dados coletados no site da Capes (2012), no caderno de indicadores de avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Administração, onde foram considerados os sete programas de mestrado stricto sensu em Administração de Minas Gerais. A análise dos dados coletados foi por meio da análise de conteúdo. Percebeu-se a existência da obrigatoriedade dessas disciplinas em alguns programas de mestrado em Minas Gerais, contudo, com pequena carga horária e, que o processo de formação no ensino se dá predominantemente por autores da área da pedagogia e não da própria disciplina de Administração.


Palavras-chave


graduate; master’s degree; training teaching

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n3p277-290

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