Savoring Para Docentes: experiências, processos e estratégias formativas
Abstract
A profissão docente revela indicadores de mal-estar e neste contexto a auto-regulação das emoções negativas tem merecido estudo teórico e empírico, faltando no âmbito da psicologia positiva emergente estudar-se modelos de regulação das emoções positivas, como por exemplo o modelo de Savoring proposto Bryant e Veroff (2007). Este trabalho teve como principais objetivos: explicar o conceito de savoring no âmbito do Modelo de Savoring de Bryant e Veroff (2007), caracterizar, no contexto da docência, as principais estratégias de savoring desenvolvidos a partir do Ways of Savoring Checklist (WOSC) e discutir a aplicação do savoring ao âmbito da formação de professores. Considerando o material levantado afirma-se a importância da regulação emocional promovida pelo modelo de savoring e a sua aplicação ao contexto docente, parecendo fundamental que a formação de professores promova a construção de estratégias de savoring que tenham efeitos na qualidade de vida dos docentes. Seria, igualmente importante, testar em contexto real a eficácia de um programa de desenvolvimento de estratégias de savoring e o seu impacto no bem-estar dos docentes.
Palavras-chave: savoring; estratégias de savoring; modelo de savoring; formação de professores.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n2p705-714
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ISSN 2175-5027
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