Uso de Jogos Eletrônicos Relacionados à Atenção e Memória por Idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i1.4588

Palavras-chave:

Cognição, Envelhecimento, Idosos, Jogos de Vídeo e Treinamento por Simulação

Resumo

O envelhecimento ativo e saudável tem sido desenvolvido pelas áreas da saúde, tentando compreender intervenções que possam auxiliar na qualidade de vida dos idosos. É possível perceber que estudos fora do Brasil procuram compreender como os jogos eletrônicos podem auxiliar no envelhecimento, promovendo a manutenção das funções cognitivas. Buscou-se revisitar a literatura em bases de pesquisas, focando em artigos empíricos, visando nas intervenções com jogos eletrônicos em relação ao envelhecimento ativo com ênfase na atenção e memória. A partir da busca em três bases de dados, foi possível atingir o número de 422 artigos; porém, com os critérios de inclusão e exclusão, apenas nove artigos foram selecionados. Os principais achados dentro destes artigos, mostraram que intervenções com jogos eletrônicos podem auxiliar os idosos nas funções cognitivas (atenção e memória), além de contribuir para a manutenção da autoestima e a inclusão social em vários ambientes. Foi possível também perceber que não foram encontrados artigos empíricos e/ou revisões sistemáticas no Brasil com o mesmo foco desta revisão. Portanto, espera-se que estudos relacionando os jogos eletrônicos com estas variáveis possam ser desenvolvidos com a população idosa, para que melhor seja compreendida a manutenção da atenção e memória por meio dos meios eletrônicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson da Silva Godoy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Psicológia Clínica

Referências

Balkom, T. D., Berendse H. W., Van der Werf, Y. D., Twisk, J. W. R., Zijlstra, I., Hagen, R. H., Berk, T., Vriend, C., & Van den Heuvel, O. A. (2019). COGTIPS: a double-blind randomized active controlled trial protocol to study the effect of home-based, online cognitive training on cognition and brain networks in Parkinson’s disease. PsychiatryAmsterdam Neuroscience, 19(1), 1-13. https://doi.org/10.1186/s12883-019-1403-6

Ballesteros, S., Mayas, J., Prieto, A., Ruiz-Marquez, E., Toril, P., & Reales, J. M. (2017). Effects of Video Game Training on Measures of Selective Attention and Working Memory in Older Adults: Results from a Randomized Controlled Trial. Frontiers in Aging Neuroscience, 9(354), 1-15. https://doi.org/10.3389/fnagi.2017.00354

Barroso, S. M., Júnior, J. H. C., Lopes, D. G., Pereira, F. E., & Ruiz, J. M. (2018). Treinamento Cognitivo de Idosos com uso de jogos eletrônicos: um estudo de caso. Ciências e Cognição, 23(1), 43-53. http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1396/pdf_105

Barroso, S. M., Maria, G. L., Ana. L. D. S., Larissa. C. F., & Larissa. L. D. (2021). MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 9(1), 76-89. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112

Butler, M., McCreedy, E., Nelson, V. A., Desai, P., Ratner, E., Fink, H.A., Hemmy, L. S., McCarten, J. R., Barclay, T. R., Brasure, M., Davila, H., & Kane, R. L. (2018). Does Cognitive Training Prevent Cognitive Decline? A systematic review. Annals of Internal Medicine, 168(1), 63-69. https://doi.org/10.7326/M17-1531

Cardoso, N. O., Landenberger, T., & Argimon, I. I. L. (2017). Jogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo - Uma Revisão Sistemática. Revista de Psicologia da IMED, 9(1), 119-139. https://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941

Cardoso, N., Argimon, I. I. L., & Pereira, V. T. (2017). Jogos Eletrônicos e a Cognição em Idosos - Uma Revisão Sistemática. Psicología desde el Caribe, 34(2), 139-160. https://doi.org/10.14482/psdc.33.2.72784

Gao, Y. (2019). Cognitive guidance and improvement of Alzheimer’s disease patients based on human-computer interaction design. Cognitive Systems Research, 56, 192-102. https://doi.org/10.1016/j.cogsys.2018.12.006

Girdwood, V., Monteiro, W., & Almeida, E. (2022). Jogos Eletrônicos: Instrumento de intervenção em idosos com a Doença do Alzheimer. Studies in Multidisciplinary Review, 3(2), 227-243. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941

Gué, R. M. (2013). Envelhecimento Ativo: Uma Estratégia de Abordagem da Velhice. In N. L. Terra, A. J. G. Bós & N. Castilhos (Orgs.), Temas sobre Envelhecimento Ativo (1. ed., pp. 265-285). Edipucrs.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Plos Medicine, 6(7), 1-7. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Organização Mundial de Saúde. (2017). Global action plan on the public health response to dementia, 2017-2025 (1. Ed.). WHO Document Production Services.

Organização Mundial de Saúde. (2005). Envelhecimento Ativo: uma política de saúde (1ª ed.). Organização Pan-Americana da Saúde.

Perrot, A., Maillot, P., & Hartley, A. (2019). Cognitive Training Game Versus Action Videogame: Effects on Cognitive Functions in Older Adults. Games for Health Journal, 8(1), 1-6. https://doi.org/10.1089/g4h.2018.0010

Pessini, R. A., Reis, R. M., César, H. V., & Gamez, L. (2018). Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Journal of Health Informatics, 10(1), 25-29. http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/539

Sie-yi, L. L., & Chepa, N. (2020). Criteria of Mobile Psychotherapy Games for Memory Disorder: A Systematic Literature Review. International Journal of Interactive Mobile Technologies,14(5), 57-72. https://doi.org/10.3991/ijim.v14i05.13345

West, R. K., Rabin, L. A., Silverman, J. M., Moshier, E., Sano, M., & Beeri, M. S. (2019). Short-term computerized cognitive training does not improve cognition compared to an active control in non-demented adults aged 80 years and above. International Psychogeriatrics, 32(1), 1-9. https://doi.org/10.1017/S1041610219000267

Downloads

Publicado

2023-08-07

Edição

Seção

Artigo de revisão sistematizada de literatura

Como Citar

Godoy, A. da S., de Lima Argimon, I. I., & Caobelli, A. C. S. L. (2023). Uso de Jogos Eletrônicos Relacionados à Atenção e Memória por Idosos. Revista De Psicologia Da IMED, 15(1), 118-133. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i1.4588