Uso de Jogos Eletrônicos Relacionados à Atenção e Memória por Idosos

Anderson da Silva Godoy, Irani Iracema de Lima Argimon, Anna Clara Sarmento Leite Caobelli

Resumo


O envelhecimento ativo e saudável tem sido desenvolvido pelas áreas da saúde, tentando compreender intervenções que possam auxiliar na qualidade de vida dos idosos. É possível perceber que estudos fora do Brasil procuram compreender como os jogos eletrônicos podem auxiliar no envelhecimento, promovendo a manutenção das funções cognitivas. Buscou-se revisitar a literatura em bases de pesquisas, focando em artigos empíricos, visando nas intervenções com jogos eletrônicos em relação ao envelhecimento ativo com ênfase na atenção e memória. A partir da busca em três bases de dados, foi possível atingir o número de 422 artigos; porém, com os critérios de inclusão e exclusão, apenas nove artigos foram selecionados. Os principais achados dentro destes artigos, mostraram que intervenções com jogos eletrônicos podem auxiliar os idosos nas funções cognitivas (atenção e memória), além de contribuir para a manutenção da autoestima e a inclusão social em vários ambientes. Foi possível também perceber que não foram encontrados artigos empíricos e/ou revisões sistemáticas no Brasil com o mesmo foco desta revisão. Portanto, espera-se que estudos relacionando os jogos eletrônicos com estas variáveis possam ser desenvolvidos com a população idosa, para que melhor seja compreendida a manutenção da atenção e memória por meio dos meios eletrônicos.


Palavras-chave


Cognição; Envelhecimento; Idosos; Jogos de Vídeo e Treinamento por Simulação

Texto completo:

PDF

Referências


Balkom, T. D., Berendse H. W., Van der Werf, Y. D., Twisk, J. W. R., Zijlstra, I., Hagen, R. H., Berk, T., Vriend, C., & Van den Heuvel, O. A. (2019). COGTIPS: a double-blind randomized active controlled trial protocol to study the effect of home-based, online cognitive training on cognition and brain networks in Parkinson’s disease. PsychiatryAmsterdam Neuroscience, 19(1), 1-13. https://doi.org/10.1186/s12883-019-1403-6

Ballesteros, S., Mayas, J., Prieto, A., Ruiz-Marquez, E., Toril, P., & Reales, J. M. (2017). Effects of Video Game Training on Measures of Selective Attention and Working Memory in Older Adults: Results from a Randomized Controlled Trial. Frontiers in Aging Neuroscience, 9(354), 1-15. https://doi.org/10.3389/fnagi.2017.00354

Barroso, S. M., Júnior, J. H. C., Lopes, D. G., Pereira, F. E., & Ruiz, J. M. (2018). Treinamento Cognitivo de Idosos com uso de jogos eletrônicos: um estudo de caso. Ciências e Cognição, 23(1), 43-53. http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1396/pdf_105

Barroso, S. M., Maria, G. L., Ana. L. D. S., Larissa. C. F., & Larissa. L. D. (2021). MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 9(1), 76-89. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112

Butler, M., McCreedy, E., Nelson, V. A., Desai, P., Ratner, E., Fink, H.A., Hemmy, L. S., McCarten, J. R., Barclay, T. R., Brasure, M., Davila, H., & Kane, R. L. (2018). Does Cognitive Training Prevent Cognitive Decline? A systematic review. Annals of Internal Medicine, 168(1), 63-69. https://doi.org/10.7326/M17-1531

Cardoso, N. O., Landenberger, T., & Argimon, I. I. L. (2017). Jogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo - Uma Revisão Sistemática. Revista de Psicologia da IMED, 9(1), 119-139. https://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941

Cardoso, N., Argimon, I. I. L., & Pereira, V. T. (2017). Jogos Eletrônicos e a Cognição em Idosos - Uma Revisão Sistemática. Psicología desde el Caribe, 34(2), 139-160. https://doi.org/10.14482/psdc.33.2.72784

Gao, Y. (2019). Cognitive guidance and improvement of Alzheimer’s disease patients based on human-computer interaction design. Cognitive Systems Research, 56, 192-102. https://doi.org/10.1016/j.cogsys.2018.12.006

Girdwood, V., Monteiro, W., & Almeida, E. (2022). Jogos Eletrônicos: Instrumento de intervenção em idosos com a Doença do Alzheimer. Studies in Multidisciplinary Review, 3(2), 227-243. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941

Gué, R. M. (2013). Envelhecimento Ativo: Uma Estratégia de Abordagem da Velhice. In N. L. Terra, A. J. G. Bós & N. Castilhos (Orgs.), Temas sobre Envelhecimento Ativo (1. ed., pp. 265-285). Edipucrs.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Plos Medicine, 6(7), 1-7. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Organização Mundial de Saúde. (2017). Global action plan on the public health response to dementia, 2017-2025 (1. Ed.). WHO Document Production Services.

Organização Mundial de Saúde. (2005). Envelhecimento Ativo: uma política de saúde (1ª ed.). Organização Pan-Americana da Saúde.

Perrot, A., Maillot, P., & Hartley, A. (2019). Cognitive Training Game Versus Action Videogame: Effects on Cognitive Functions in Older Adults. Games for Health Journal, 8(1), 1-6. https://doi.org/10.1089/g4h.2018.0010

Pessini, R. A., Reis, R. M., César, H. V., & Gamez, L. (2018). Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Journal of Health Informatics, 10(1), 25-29. http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/539

Sie-yi, L. L., & Chepa, N. (2020). Criteria of Mobile Psychotherapy Games for Memory Disorder: A Systematic Literature Review. International Journal of Interactive Mobile Technologies,14(5), 57-72. https://doi.org/10.3991/ijim.v14i05.13345

West, R. K., Rabin, L. A., Silverman, J. M., Moshier, E., Sano, M., & Beeri, M. S. (2019). Short-term computerized cognitive training does not improve cognition compared to an active control in non-demented adults aged 80 years and above. International Psychogeriatrics, 32(1), 1-9. https://doi.org/10.1017/S1041610219000267




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i1.4588

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 Anderson da Silva Godoy, Irani Iracema de Lima Argimon, Anna Clara Sarmento Leite Caobelli

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS