Uso de Jogos Eletrônicos Relacionados à Atenção e Memória por Idosos
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i1.4588Palavras-chave:
Cognição, Envelhecimento, Idosos, Jogos de Vídeo e Treinamento por SimulaçãoResumo
O envelhecimento ativo e saudável tem sido desenvolvido pelas áreas da saúde, tentando compreender intervenções que possam auxiliar na qualidade de vida dos idosos. É possível perceber que estudos fora do Brasil procuram compreender como os jogos eletrônicos podem auxiliar no envelhecimento, promovendo a manutenção das funções cognitivas. Buscou-se revisitar a literatura em bases de pesquisas, focando em artigos empíricos, visando nas intervenções com jogos eletrônicos em relação ao envelhecimento ativo com ênfase na atenção e memória. A partir da busca em três bases de dados, foi possível atingir o número de 422 artigos; porém, com os critérios de inclusão e exclusão, apenas nove artigos foram selecionados. Os principais achados dentro destes artigos, mostraram que intervenções com jogos eletrônicos podem auxiliar os idosos nas funções cognitivas (atenção e memória), além de contribuir para a manutenção da autoestima e a inclusão social em vários ambientes. Foi possível também perceber que não foram encontrados artigos empíricos e/ou revisões sistemáticas no Brasil com o mesmo foco desta revisão. Portanto, espera-se que estudos relacionando os jogos eletrônicos com estas variáveis possam ser desenvolvidos com a população idosa, para que melhor seja compreendida a manutenção da atenção e memória por meio dos meios eletrônicos.
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Referências
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