O Impacto de Músicas Autodepreciativas nos Pensamentos e Afetos
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i2.4340Palavras-chave:
música, pensamento, afeto, autoimagemResumo
Este estudo objetivou observar o impacto de músicas autodepreciativas nos pensamentos e afetos, e o papel da autoestima e outras variáveis relacionadas à música (avaliação e familiaridade) nessa relação. Cento e trinta e seis sujeitos participaram de um experimento aonde ouviram uma música (autodepreciativa / controle) e responderam: uma tarefa de palavras, a Escala de Afetos Positivos e Negativos e a Escala de Autoestima de Rosenberg, que passaram por teste-t, correlação bivariada, ANOVA fatorial e mediação no JASP. Os resultados indicaram que os sujeitos expostos à música autodepreciativa apresentaram mais associações e afetos negativos e menos afetos positivos. As análises de mediação mostraram dois modelos significativos: música - familiaridade - afetos positivos (efeitos indiretos: λ = -0.160, IC 95% = -0.32 - 0.01, p <0.05; efeitos totais: λ = -0.381, IC 95% = - 0.711 - -0.051, p < 0.05); e música - avaliação - afetos negativos (efeitos indiretos: λ = 0.614, 95% IC = 0.269 - 0.959, p <0,05; efeitos totais: λ = 0,397, IC 95% = 0,065 - 0,728, p <0,05). É possível concluir que o objetivo foi cumprido, destacando o impacto de músicas depreciativas no bem-estar.
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