Expectativas Profissionais de Universitárias em Áreas Predominantemente Masculinas: Uma Análise Qualitativa
Resumo
Ainda existem profissões nas quais a predominância masculina permanece. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as expectativas de mulheres estudantes inseridas em carreiras predominantemente masculinas. Para a realização do estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa da qual participaram 41 estudantes do sexo feminino. Foi utilizado um questionário com 7 perguntas abertas que buscavam explorar a percepção de barreiras ligadas ao sexo, motivações, expectativas e desafios em relação ao mercado de trabalho na carreira escolhida. Os resultados indicaram que as entrevistadas escolhem estas carreiras por interesse genuíno, porém apresentam a necessidade envidar maiores esforços para que seu trabalho seja valorizado e expressam descontentamento em relação às barreiras de gênero, tais como o assédio e o preconceito. Discute-se a existência da divisão sexual de tarefas e a atribuição aos homens de características socialmente desejáveis, tais como a racionalidade e a competitividade. Espera-se que o estudo sirva como fonte e inquietação em relação à iniquidade de gênero em áreas predominantemente masculinas, evidenciando a existência de questões sociais culturalmente arraigadas e fornecendo bases para a proposição de estratégias de mudança.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alksnis, C., Desmarais, S., & Curtis, J. (2008). Workforce Segregation and the Gender Wage Gap: Is “Women’s” Work Valued as Highly as “Men’s”? Journal of Applied Social Psychology, 38(6), 1416-1441. doi: https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2008.00354.x
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Barnard, S., Powell, A., Bagilhole, B., & Dainty, A. (2010). Researching UK women professionals in SET: a critical review of current approaches. International Journal of Gender Science and Technology, 2 (3), 361-381. Retrieved from http://genderandset.open.ac.uk/index.php/genderandset/article/view/65
Barreto, A. (2014). A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, 6, 5-46. Retrieved from http://flacso.org.br/files/2016/04/caderno_gea_n6_digitalfinal.pdf
Belo, R. P., & Camino, L. (2012). Trabalho e gênero: elaborações discursivas sobre os papéis profissionais. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 15(2), 271-286. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v15i2p271-286
Biernat, M., & Kobrynowicz, D. (1997). Gender- and race-based standards of competence: Lower minimum standards but higher ability standards for devalued groups. Journal of Personality and Social Psychology, 72(3), 544-557. doi: https://doi.org/10.1037/0022-3514.72.3.544
Braga, N. L., Araújo, N. M. de, & Maciel, R. H. (2019). Condições do trabalho da mulher: Uma revisão integrativa da literatura brasileira. Psicologia: Teoria e Prática, 21(2), 211-231. doi: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p232-251
DePater, I. E., Van Vianen, A. E. M., & Bechtoldt, M. N. (2010). Gender differences in job challenge: A matter of task allocation. Gender, Work and Organization, 17(4), 433-453. doi: https://doi.org/10.1111/j.1468-0432.2009.00477.x
Faulkner, W. (2009). Doing gender in engineering workplace cultures. Observations from the field. Engineering Studies, 1(1), 3-18. doi: https://doi.org/10.1080/19378620902721322
Herman, C., Lewis, S., & Humbert, A. (2013). Women scientists and engineers in European companies: Putting motherhood under the microscope. Gender, Work and Organization, 20(5), 467-478. doi: https://doi.org/10.1111/j.1468-0432.2012.00596.x
Herman, C. (2015). Rebooting and Rerouting: Women’s Articulations of Frayed Careers in Science, Engineering and Technology Professions. Gender, Work and Organization, 22(4), 324-338. doi: https://doi.org/10.1111/gwao.12088
Hewlett, S. A. (2002). Creating a Life: Professional Women and the Quest for Children. New York: Talk Miramax Books.
Hirata, H. (2016). Mulheres brasileiras: Relações de classe, de “raça” e de gênero no mundo do trabalho. Confins, (26). doi: https://doi.org/10.4000/confins.10754
Huang, P. M., & Brainard, S. G. (2001). Identifying Determinants of Academic Self-Confidence Among Science, Math, Engineering, and Technology Students. Journal of Women and Minorities in Science and Engineering, 7(4), 315-337. doi: https://doi.org/10.1615/JWomenMinorScienEng.v7.i4.40
Kinzie, J. (2007). Women’s Paths in Science: A Critical Feminist Analysis. New Directions for Institutional Research, 133, 81-93. doi: https://doi.org/10.1002/ir.206
Kirchmeyer, C. (2006). The different effects of family on objective career success across gender: A test of alternative explanations. Journal of Vocational Behavior, 68 (2), 323-346. doi: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2005.05.002
Kmec, J. A. (2011). Are motherhood penalties and fatherhood bonuses warranted? Comparing pro-work behaviors and conditions of mothers, fathers, and non-parents. Social Science Research, 40(2), 444e459. doi: https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2010.11.006
Lee, T. L., Fiske, S. T., & Glick, P. (2010). Next gen ambivalent sexism: Converging correlates, causality in context, and converse causality, an introduction to the special issue. Sex Roles, 62, 395-404. doi: https://doi.org/10.1007/s11199-010-9747-9
Mason, M. A., & Goulden, M. (2004). Marriage and Baby Blues: Redefining Gender Equity in the Academy. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 596(1), 86-103. doi: https://doi.org/10.1177/0002716204268744
Morgan, C., Isaac, J. D., & Sansone, C. (2001). The role of interest in understanding the career choices of female and male college students. Sex Roles, 44, 295-320. doi: https://doi.org/10.1023/A:1010929600004
Neal, M. B., & Hammer, L. B. (2007). Working couples caring for children and aging parents: Effects on work and well-being. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Reuben, E., Sapienza, P., & Zingales, L. (2014). How stereotypes impaire women’s careers in science. PNAS 111(12), 4403e4408. doi: https://doi.org/10.1073/pnas.1314788111
Ridgeway, C, L. (2011). Framed by Gender: How Gender Inequality Persists in the Modern World. Oxford University Press.
Sassler, S., Glass, J., Levitte, Y., & Michelmore, K. (2017). The missing women in STEM? Assessing gender differentials in the factors associated with transition to first jobs. Social Science Research, 63, 192-208. doi: https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2016.09.014
Shapiro, C. A., & Sax, L. J. (2011). Major Selection and Persistence for Women in STEM. Wiley Periodicals, 152, 5-18. doi: https://doi.org/10.1002/ir.404
Silva, M. (2016). A comunicação corporativa na sociedade de consumidores: do discurso da felicidade ao mundo da decepção. Revista de Estudos da Comunicação, 17(42). doi: https://doi.org/10.7213/rec.v17i42.22546
UNESCO. (2017). Cracking the code: Girls’ and women’s education in science, technology, engineering and mathematics (STEM). United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, France. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002534/253479e.pdf
Valadares, J. L., Vilas-Boas, A. A., Rezende, D. C. M., Aline, P. S., & Amâncio, J. M. (2016). O “cidadão hedonista”: diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, 14(4), 966-983. doi: https://doi.org/10.1590/1679395147138
Vieira, A. G., & Henriques, M. R. (2014). A construção narrativa da identidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 163-170. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100018
Watts, J. H. (2009). ‘Allowed into a Man’s World’ Meanings of Work–Life Balance: Perspectives of Women Civil Engineers as ‘Minority’ Workers in Construction. Gender, Work and Organization, 16(1), 37-57. doi: https://doi.org/10.1111/j.1468-0432.2007.00352.x
Weber, J. L. A., Ramos, C. C., Mester, A., Lindern, D., Horlle, K. R., Souza, C. S., Pizzanato, A., & Rocha, K. B. (2015). Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em Psicologia no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estudos de Psicologia, 32(1), 1-11. doi: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000100001
World Bank - WB. (2012). World Development Report 2012: Gender Equality and Development. Retrieved from https://siteresources.worldbank.org/INTWDR2012/Resources/7778105-1299699968583/7786210-1315936222006/Complete-Report.pdf
DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3627
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Airton Pereira do Rego Barros, Ligia Carolina Oliveira Silva
ISSN 2175-5027
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
BASES DE DADOS E INDEXADORES
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() |