Estilos de liderança: um estudo sobre a percepção dos funcionários de um supermercado da mesorregião central do Paraná

Joice Schley, Marcia Aparecida Zampier, Silvio Roberto Stefano, Marcos Roberto Kuhl

Resumo


Embora a liderança não seja uma ciência exata, pois está diretamente ligada ao comportamento das pessoas, sabe-se que nos dias atuais, uma liderança ativa deve representar um espelho para seus liderados. O objetivo principal do presente estudo consistiu em buscar qual a percepção dos líderes em relação ao estilo de liderança adotado aos seus subordinados, em uma das lojas de uma rede de supermercados. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem quantitativa, de caráter descritivo. O questionário foi aplicado em 115 (cento e quinze) funcionários, ou seja, 62,25% do universo. Através da amostragem não probabilística com direcionamento dos questionários aos líderes e liderados, de uma rede de supermercados da mesorregião central do Paraná. O instrumento de pesquisa foi o questionário de Barreto et al. 2013, de modo que adaptou-se algumas questões, a fim de estruturar dentro do objetivo proposto. Os principais resultados foram: os líderes dirigentes apresentam características ligeiramente superiores aos líderes modeladores, e seguidos por líderes afetivos. Para conferência dos dados utilizou-se a Análise de Clusters e a Analise ANOVA, a segunda serve para testar se as médias de mais de duas populações são ou não significativamente diferentes. O presente trabalho demonstrou os diversos estilos de liderança e competências desenvolvidas pelo líder. Contudo, conclui-se que um líder pode desenvolver várias tendências na administração e gerenciamento de pessoas, porém precisa de flexibilidade caso tenha que incorporar outro estilo de liderança.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n2p139-152

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