Eye tracking e métricas na Web como ferramentas para estratégias inovadoras de comunicação

Gisele Elios da Silva, Rosana Borges Zaccaria, Teresa Dias de Toledo Pitombo, Thel Augusto Monteiro

Resumo


O estudo proposto visou explorar estratégias inovadoras de direcionamento de conteúdo comunicacional perante o uso das ferramentas Eye Tracking na Web e Métricas para monitoramento de interesse do consumidor online, aspectos que poderiam ser apontados como semelhantes entre o uso das referidas ferramentas e a aplicabilidade dos dados de interação social marca-consumidor. Para tanto, revisou-se a literatura em busca de subsídios para a estruturação de um quadro a contemplar as semelhanças identificadas e outro a exemplificar sua aplicabilidade. Quanto ao objetivo deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória e coleta de dados em fontes secundárias. Os resultados preliminares destacaram que uma comunicação inovadora consiste em fazer diferente do tradicional e corriqueiro, adequando-se às mudanças culturais, monitorando tendências de comportamento do consumidor e seus interesses, em busca de compreender o processo de decisão de compra e, sobretudo, desenvolver mensagens significantes. Destacou-se também que interações entre empresas e consumidores se convertem em conhecimento e diferenciais competitivos.


Palavras-chave


Estratégias de Comunicação; Interesse do Consumidor; Eye Tracking; Métricas; Web.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p91-104

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