Estratégias de produção e a relação com a prática de inovação tecnológica

Vanessa Bolico da Silva, Eduardo Corrêa de Sá Gazolla

Resumo


A inovação é considerada de grande importância para o segmento industrial brasileiro, organizações estas que estão inseridas em ambientes dinâmicos de competição. Assim, observa-se uma relação entre as praticas da inovação e as estratégias organizacionais. Nesse contexto este estudo tem como objetivo analisar como a inovação tecnológica, de produto e de processo insere-se nas estratégias de produção de uma indústria de produção de alumínio no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com natureza qualitativa e como método utiliza o estudo de caso. A empresa em análise está presente nos setores de energia, cimento, metais, siderurgia e celulose, porem a unidade selecionada restringe sua produção a alumínio. Os dados foram coletados através de entrevistas e observações. Os principais resultados demonstram uma maior ocorrência de inovação de processo do que produto, onde é priorizado a flexibilidade na planta e os custos. Não se vê na empresa a inovação como forma de aumento da competitividade, porem ela ocorre muitas vezes como forma de aumento da lucratividade. Nota-se que algumas características relacionadas a tomada de decisão facilitam as praticas de inovação, por exemplo a integração vertical, porem as praticas organizacionais não são bem desenvolvidas para dar suporte a inovação. 


Palavras-chave


Estratégias de produção. Estratégias organizacionais. Inovação.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p4-18

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