Sustentabilidade em Feira de Produtos Alimentícios no Canadá

Carina Pasqualotto, Daniela Callegaro de Menezes

Resumen


Em um contexto de crise alimentar, poluição ambiental, crescente conscientização da responsabilidade social e sustentabilidade, vem crescendo a busca por produtos locais e orgânicos adquiridos por meio de feiras locais. Diante deste cenário, este estudo buscou analisar os aspectos em relação à sustentabilidade ambiental, social e econômica identificados junto aos expositores de produtos alimentícios em feiras que fomentam a economia local na cidade de Montreal, Canadá. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas pessoalmente e observação participante. Nos resultados, foram identificadas as principais práticas sustentáveis: produção de alimentos orgânicos sem a utilização de produtos químicos, redução de desperdícios e utilização de embalagens que não agridem o meio ambiente. Em relação à sustentabilidade social, foi identificado que as feiras estreitam relações entre produtores e clientes, criam vínculos e possibilitam a troca de informações. Em relação à sustentabilidade econômica, o estudo mostrou que os clientes valorizam o fato de os produtos vendidos na feira serem locais. Esses resultados são importantes para o desenvolvimento sustentável da região, o estabelecimento de relações socioculturais e a promoção do bem-estar social.


Palabras clave


Sustentabilidade; Cadeias curtas; Orgânicos; Mercados locais

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


Alkon, A. H. (2008). From value to values: Sustainable consumption at farmers markets. Agriculture and Human Values, 25(4), 487-498. https://doi.org/10.1007/s10460-008-9136-y

Baber, L. M., & Frongillo, E. A. (2003). Family and seller interactions in farmers’ markets in upstate New York. American Journal of Alternative Agriculture, 18(2), 87-94. https://doi.org/10.1079/AJAA200239

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Curtis, K. R., Drugova, T., Knudsen, T., Reeve, J., & Ward, R. (2020). Is organic certification important to farmers’ market shoppers or is eco-friendly enough? HortScience, 55(11), 1822-1831. https://doi.org/10.21273/HORTSCI15291-20

Cvijanovi´c, D., Ignjatijevi´c, S., Tankosi´c, J., & Cvijanovi´c, V. (2020). Do local food products contribute to sustainable economic development? Sustainability, 12(7), 2847. https://doi.org/10.3390/su12072847

Darby, K., Batte, M. T., Ernst, S., & Roe, B. (2008). Decomposing local: A conjoint analysis of locally produced foods. American Journal of Agricultural Economics, 90(2), 476-486. https://doi.org/10.1111/j.1467-8276.2007.01111.x

European Commission. (2013). Commission staff working document on various aspects of short food supply chains, accompanying the document report from the Commission to the European Parliament and the Council on the Case for a Local Farming a ND direct sales labelling scheme. Brussels, Belgium.

Feagan, R., Morris, D., & Krug, K. (2004). Niagara region farmers’ markets: local food systems and sustainability considerations. Local Environment, 9(3), 235-254. https://doi.org/10.1080/1354983042000219351

FIBL, IFOAM. (2018). The world of organic agriculture statistics and emerging trends 2018. Recuperado em 21 abril, 2020, de http://www.organic-world.net/yearbook/yearbook-2018.html

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Forssell, S., & Lankoski, L. (2014). The sustainability promise of alternative food networks: An examination through “alternative” characteristics. Agric. Hum. Values. 32, 63–75. https://doi.org/10.1007/s10460-014-9516-4

Giampietri, E., Koemle, D., Xiaohua Yu, X., & Finco, A. (2016). Consumers’ sense of farmers’ markets: tasting sustainability or just purchasing food? Sustainability, 8, 1157. https://doi.org/10.3390/su8111157

Holloway, L., & Kneafsey, M. (2000). Reading the space of the farmers’ market: a preliminary investigation from the UK, Sociologia Ruralis, 40(3), 285–299. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9523.00149

Hughes, D.W., & Isengildina-Massa, O. (2015). The economic impact of farmers’ markets and a state level locally grown campaign. Food Policy, 54, 78–84. https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2015.05.001

Jarzębowski, S., Bourlakis, M., & Bezat-Jarzębowska, A. (2020). Short food supply chains (SFSC) as local and sustainable systems. Sustainability, 12(11), 4715. https://doi.org/10.3390/su12114715

Kiss, K., Ruszkai, C., Szűcs, A., & Koncz, G. (2020). Examining the role of local products in rural development in the light of consumer preferences—results of a consumer survey from Hungary. Sustainability, 12(13), 5473. https://doi.org/10.3390/su12135473

Lyson, T. (2004). Civic agriculture: Reconnecting farm, food, and community. Boston: Tufts University Press.

Malak-Rawlikowska, A., Majewski, E., Wąs, A., Borgen, S. O., Csillag, P., Donati, M., ... e Wavresky, P. (2019). Measuring the economic, environmental, and social sustainability of short food supply chains. Sustainability, 11(15), 4004. http://dx.doi.org/10.3390/su11154004

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Mazzocchi, C., & Sali, G. (2016). Sustainability and competitiveness of agriculture in mountain areas: a willingness to pay (WTP) approach. Sustainability, 8, 343. https://doi.org/10.3390/su8040343

Ministério do Meio Ambiente. (2020). Agenda 21 – Global. Recuperado em 21 abril, 2020 de https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.

Molinillo, S., Vidal-Branco, M., & Japutra, A. (2020). Understanding the drivers of organic foods purchasing of millennials: Evidence from Brazil and Spain. Journal of Retailing and Consumer Services, 52, 101926. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101926

O’Kane, G., & Wijaya, S.Y. (2015). Contribution of farmers’ markets to more socially sustainable food systems: a pilot study of a farmers’ market in the Australian Capital Territory (ACT), Australia. Agroecol. Sustain. Food Syst., 39, 1124–1153. https://doi.org/10.1080/21683565.2015.1081858

Sachs, J., Schmidt-Traub, G., Kroll, C., Lafortune, G., Fuller, G., & Woelm, F. (2020). The Sustainable Development Goals and Covid-19. Cambridge: Cambridge University Press.

Schneider, M. L., & Francis, C.A. (2005). Marketing locally produced foods: Consumer and farmer opinions in Washington County, Nebraska. Renew. Agric. Food Syst, 20, 252–260. https://www.jstor.org/stable/44490449

Sijtsema, S. J., Snoek, H. M., van Haaster-de-Winter, M. A., & Dagevos, H. (2020). Let’s talk about circular economy: a qualitative exploration of consumer perceptions. Sustainability, 12(1), 286. https://doi.org/10.3390/su12010286

Silva, J. H. C. S., & Barbosa, A. S. (2020). A inserção da agroecologia em um novo sistema alimentar pós Covid-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 15(4), 148-159. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10618

Sloan, A. E. (2019). Top10 food trends. Food Technology Magazine. Recuperado em 19 novembro, 2019 de http://www.ift.org/news-and-publications/food-technologymagazine/ issues/2019/april/ features/2019-top-10-food-trends.

Tudisca, S., Di Trapani, A., Sgroi, F., & Testa, R. (2015). Socio-economic assessment of direct sales in Sicilian farms. Ital. J. Food Sci, 27. https://doi.org/10.14674/1120-1770/ijfs.v80

Tundys, B., & Wiśniewski, T. (2020). Benefit optimization of short food supply chains for organic products: A simulation-based approach. Applied Sciences, 10(8), 2783. http://dx.doi.org/10.3390/app10082783

Widayat, W., & Arifin, Z. (2020). Attitude and behavior on daily food purchasing decisions in the time of Covid-19: A case study of Indonesia consumers. Jurnal Inovasi Ekonomi, 5(2), 37-44. https://doi.org/10.22219/jiko.v0i0.11866

Wijethilake, C., & Upadhaya, B. (2020). Market drivers of sustainability and sustainability learning capabilities: The moderating role of sustainability control systems. Business Strategy and the Environment, 29(6), 2297-2309. https://doi.org/10.1002/bse.2503




DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4369

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2021 Carina Pasqualotto, Daniela Callegaro de Menezes

Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)

Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.