Avaliação da usabilidade de telefones celulares no mercado brasileiro: gênero, idade, escolaridade e renda familiar têm alguma influência ?

Fernando Henrique Oliveira de Aguiar, Alcides Barrichello, Rogério Morano, Douglas Luvizutto da Silva, Gustavo Mascarenhas de Oliveira, Vinicius Bernardes Seabra

Resumo


Atualmente métodos de investigação de usabilidade desempenham papel significativo durante o ciclo de desenvolvimento de um produto, uma vez que tal construto pode ser um indicador de maior ou menor adequação dos consumidores aos novos lançamentos e consequentemente sobre sua decisão de compra. O objetivo deste trabalho foi a identificação da influência de gênero, idade, escolaridade e renda failiar na usabilidade de telefones celulares no mercado brasileiro. A coleta de dados foi realizada por qeustionário adaptado com vistas à avaliação de produtos eletrônicos móveis, verificando-se a usabilidade em seus seis componentes hierárquicos (Facilidade de Aprendizagem e Uso, Disponibilidade e Capacidade de Resolver Problemas, Aspectos Afetivos e Propriedades Multimidia, Comandos e Mínima Carga de Memória, Controle e Eficiência, e Tarefas Típicas para Telefone Celular). Gênero e idade foram as variáveis que se mostraram com maior poder de influência. A Facilidade de Aprendizagem e Uso não mostrou a unifatorialidade mostrada no trabalho original e deve ser motivo de futuros estudos, pois aparentemente o construto contém os fatores Facilidade de Aprendizagem, Ferramentas Oferecidas pelo Aparelho e Facilidade de Uso todos juntos sob o mesmo guarda-chuva, o que não se mostrou uma verdade estatística.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n2p144-160

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