A utilização da análise de correspondência e da regressão logística na análise da satisfação geral dos alunos do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Raimundo Marciano de Freitas Neto, Alexandro Barbosa

Resumo


Este estudo visa avaliar a satisfação percebida pelos alunos do bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em relação ao seu próprio curso. A identificação dos principais componentes da Satisfação Geral dos discentes foi feita com base em estudos anteriores. Os dados foram coletados por aplicação de questionários a 101 discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN e analisados através das técnicas estatísticas Análise de Correspondência, Teste de Média Kruskal-Wallis, e  Regressão Logística, para estabelecer de forma não paramétrica, vez que os construtos não apresentaram distribuição normal, uma equação preditora dos resultados e que permitiu definir o grau de participação de cada construto no Índice Satisfação Geral. Os resultados apontaram como focos de satisfação as áreas Governamental, Gerencial e Teoria da Contabilidade; como deficitárias: Métodos Quantitativos, Financeira e Auditoria e Perícia. Restou evidenciado no estudo que para a composição da Satisfação Geral (percebida) do discente, a Organização do Curso possui um papel sensivelmente mais relevante do que a Interação entre o Professor e o Estudante, além de ter sido atribuído um peso significativamente mais importante ao Envolvimento do Professor notado pelo aluno do que o próprio Interesse do Aluno.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n3p356-368

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