A utilização da análise de correspondência e da regressão logística na análise da satisfação geral dos alunos do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n3p356-368Resumo
Este estudo visa avaliar a satisfação percebida pelos alunos do bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em relação ao seu próprio curso. A identificação dos principais componentes da Satisfação Geral dos discentes foi feita com base em estudos anteriores. Os dados foram coletados por aplicação de questionários a 101 discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN e analisados através das técnicas estatísticas Análise de Correspondência, Teste de Média Kruskal-Wallis, e Regressão Logística, para estabelecer de forma não paramétrica, vez que os construtos não apresentaram distribuição normal, uma equação preditora dos resultados e que permitiu definir o grau de participação de cada construto no Índice Satisfação Geral. Os resultados apontaram como focos de satisfação as áreas Governamental, Gerencial e Teoria da Contabilidade; como deficitárias: Métodos Quantitativos, Financeira e Auditoria e Perícia. Restou evidenciado no estudo que para a composição da Satisfação Geral (percebida) do discente, a Organização do Curso possui um papel sensivelmente mais relevante do que a Interação entre o Professor e o Estudante, além de ter sido atribuído um peso significativamente mais importante ao Envolvimento do Professor notado pelo aluno do que o próprio Interesse do Aluno.
Downloads
Referências
Andrade, J. A., & Muÿlder, C. F. (2009). O grau de satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo de caso Unimonte Salinas. Ciências Sociais em perspectiva, 15 (8), 45-68.
Carneiro, J. D. (Org.) (2009). Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis. 2. ed. rev. atual. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade.
Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Projeto Político-Pedagógico. Natal: UFRN.
Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013). Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. ReFae – Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4 (2), 102-123.
Laffin, M. (2002). Ensino da contabilidade: componentes e desafios. Contabilidade vista & revista, 13(3), 9-20.
Laffin, M. (2001). O professor de contabilidade no contexto de novas exigências. Contabilidade vista & revista, 12 (1), 57-78.
Leal, D. T. B., & Cornachione Junior, E. (2006). A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade vista & revista, 17(3), 91-113.
Paswan, A. K., & Young, J. (2002). A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, 24 (3), 193-202.
Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004 (2004). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 28 dez. 2004.
Teóphilo, C. R., Sacramento, C. O. de J., Neves, I. F., Souza, P. L. (2000). O ensino da teoria da contabilidade no Brasil. Contabilidade vista & revista, 11 (3), 3-10.
United Nations Conference on Trade and Development – Unctad (2003). Revised Model Accounting Curriculum (MC) - TD/B/COM.2/ISAR/21. Disponível em: <http://www.unctad.org/en/docs/c2isar21_en.pdf >. Acesso em: 11 out. 2013.
Venturini, J., Pereira, B., Vieira, K., & Milach, F. (2008). Satisfação dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: Um estudo à luz das equações estruturais. In: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8. 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
Vieira, K. M., Milach, F. T., & Huppes, D. (2008). Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: Um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, 19 (48), 65-76.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Os artigos publicados pela RAIMED estão disponíveis sobre a licença CC-BY, permitindo o livre compartilhamento, desde que seja referenciada e reconhecida a autoria do trabalho e sua publicação neste periódico. Conforme:
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.