Antecedentes da Satisfação Discente no Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem durante a Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956.2022.v12i2.4663

Palavras-chave:

Educação superior, curso de administração, ambiente virtual de aprendizagem, satisfação, pandemia COVID-19

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar quais os fatores comportamentais (autoeficácia, prazer e ansiedade) dos discentes são antecedentes da satisfação do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para o ensino remoto, em um curso de graduação em Administração de uma instituição de ensino superior (IES) federal do sul do Brasil, em tempos de pandemia. A amostra contemplou 89 discentes. As hipóteses do estudo foram testadas via modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que independente do gênero ou idade dos discentes, a autoeficácia e o prazer estão associados positiva e significativamente com a satisfação no uso do AVA. Por sua vez, a ansiedade no uso de aparatos tecnológicos não demonstra estar associada significativamente com a satisfação no uso do AVA dos discentes. Os achados podem fornecer contribuições para a literatura da aprendizagem no ensino superior em tempos de pandemia de Covid-19, para o uso de uma tecnologia da informação e comunicação no ensino superior da área de negócios, assim como para a discussão de antecedentes da satisfação no uso de recursos tecnológicos. O estudo proporciona contribuições para a prática, por meio de insights aos docentes, discentes e demais agentes envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor a Distância do Curso de Administração UAB/FURG e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal UAB/FURG.Trabalha com pesquisas voltadas para os temas : Tecnologia na Educação do Ensino Superior, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado, Contabilidade Ambiental e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).
  • Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG), Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG) e Núcleo de Educação e Pesquisa em Contabilidade (PPGCont/Universidade de Brasília - UnB). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem interesse em Modelagem Estatística e pesquisa nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Sistemas de Controle Gerencial, Sustentabilidade, Inovação, Startups e Ensino em Contabilidade.
  • Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.
  • Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), membro da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-FURG), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental, Empreendedorismo Sustentável, Educação Empreendedora e Metodologia do Ensino Superior.

Referências

Abdillah, H., Setyosari, P., Lasan, B.B., & Muslihati, M. (2020). The acceptance of school counselor in the use of ICT during school from home in the Covid-19 era. Journal for the Education of Gifted Young Scientists, 8(4), 1569-1582. https://doi.org/10.4103/ijo.IJO_2839_20

Abdul, S.J., Syed, N., Hassan, R., & Abdul, N. (2020). The context of comprehensive change adoption framework on education transformation programme. Humanities, 8(3), 354-366. https://doi.org/10.18488/journal.73.2020.83.354.366

Abdullah, F., Ward, R., & Ahmed, E. (2016). Investigating the influence of the most commonly used external variables of TAM on students’ Perceived Ease of Use (PEOU) and Perceived Usefulness (PU) of e-portfolios. Computers in Human Behavior, 63, 75-90. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.05.014

Almaiah, M.A., Al-Khasawneh, A., & Althunibat, A. (2020). Exploring the critical challenges and factors influencing the E-learning system usage during COVID-19 pandemic. Education and Information Technologies, 25, 5261-5280. https://doi.org/10.1007/s10639-020-10219-y

Alqahtani, A.Y., & Rajkhan, A.A. (2020). E-learning critical success factors during the covid-19 pandemic: A comprehensive analysis of e-learning managerial perspectives. Education Sciences, 10(9), 216. https://doi.org/10.3390/educsci10090216

Al-Rahmi, W.M., Alias, N., Othman, M.S., Alzahrani, A.I., Alfarraj, O., Saged, A.A., & Rahman, N.S.A. (2018). Use of e-learning by university students in Malaysian higher educational institutions: A case in Universiti Teknologi Malaysia. IEEE Access, 6, 14268-14276. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2018.2802325

Al-Samarraie, H., Teng, B.K., Alzahrani, A.I., & Alalwan, N. (2018). E-learning continuance satisfaction in higher education: a unified perspective from instructors and students. Studies in Higher Education, 43(11), 2003-2019. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1298088

Arkorful, V., & Abaidoo, N. (2015). The role of e-learning, advantages and disadvantages of its adoption in higher education. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12(1), 29-42.

Awang, H., Aji, Z.M., Osman, W.R.S., Al-Mashhadani, A.F.S., & Deli, M.M. (2020). Exploring Teachers’ Satisfaction toward Virtual Learning Environment: Malaysian Perspective. Solid State Technology, 63(3), 3023-3043.

Baber, H. (2020). Determinants of students’ perceived learning outcome and satisfaction in online learning during the pandemic of COVID-19. Journal of Education and E-Learning Research, 7(3), 285-292. https://doi.org/10.20448/journal.509.2020.73.285.292

Babić, S., Sučić, S.K., & Sinković, G. (2020) Understanding the Factors that Influence Secondary School Teachers’ Intention to Use e-Learning Technologies for Teaching After the COVID-19 Pandemic. International Convention on Information, Communication and Electronic Technology. 10.23919/MIPRO48935.2020.9245433

Bandura, A. (1982). Self-efficacy mechanism in human agency. American Psychologist, 37(2), 122-147. https://doi.org/10.1037/0003-066X.37.2.122

Chaka, J.G., & Govender, I. (2020). Implementation of Mobile Learning Using a Social Network Platform: Facebook. Problems of Education in the 21st Century, 78(1), 24-47. https://doi.org/10.33225/pec/20.78.24

Chan, C.L., & Lin, C.L. (2009, September). Determinants of Satisfaction and Intention of Use Self-service Technology-Technology Readiness and Computer Self-efficacy. Fifth International Conference on Intelligent Information Hiding and Multimedia Signal Processing. http://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/IIH-MSP.2009.115

Chen, T., Peng, L., Yin, X., Rong, J., Yang, J., & Cong, G. (2020). Analysis of user satisfaction with online education platforms in China during the COVID-19 pandemic. In Healthcare (8)3, 200. https://doi.org/10.3390/healthcare8030200

Cherry, S.J., & Flora, B.H. (2017). Radiography faculty engaged in online education: Perceptions of effectiveness, satisfaction, and technological self-efficacy. Radiologic Technology, 88(3), 249-262.

Crawford, J., Butler-Henderson, K., Rudolph, J., Malkawi, B., Glowatz, M., Burton, R., ... & Lam, S. (2020). COVID-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching, 3(1), 1-20. https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7

David, L. M. L., & Chaym, C. D. (2019). Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, 9(1), 167-186. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198

Dhawan, S. (2020). Online learning: A panacea in the time of COVID-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 49(1), 5-22. https://doi.org/10.1177/0047239520934018

Dwidienawati, D., Abdinagoro, S. B., Tjahjana, D., & Gandasari, D. (2020). Forced shifting to E-learning during the COVID-19 outbreak: information quality, system quality, service quality, and goal orientation influence to E-learning satisfaction and perceived performance. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, 9(2), 1518-1525. https://doi.org/10.30534/ijatcse/2020/93922020

Ebner, M., Schön, S., Braun, C., Ebner, M., Grigoriadis, Y., Haas, M., ... & Taraghi, B. (2020). COVID-19 epidemic as E-learning boost? Chronological development and effects at an Austrian university against the background of the concept of “E-Learning Readiness”. Future Internet, 12(6), 94. https://doi.org/10.3390/fi12060094

El Firdoussi, S., Lachgar, M., Kabaili, H., Rochdi, A., Goujdami, D., & El Firdoussi, L. (2020). Assessing Distance Learning in Higher Education during the COVID-19 Pandemic. Education Research International, 2020, 1-13. https://doi.org/10.1155/2020/8890633

Esterhuyse, M., Scholtz, B., & Venter, D. (2016). Intention to use and satisfaction of e-learning for training in the corporate context. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 11, 347-365. https://doi.org/10.28945/3610

Ferreira, J.A.G., & Schröeder, C.S. (2017). Educação a distância: um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada. Revista de Administração IMED, 7(1), 49-69. https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p49-69

Fornell, C., & Larcker, D.F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.2307/3151312

Frare, A.B., & Beuren, I.M. (2020). Effects of information on job insecurity and work engagement in times of pandemic. Revista de Administração de Empresas, 60(6), 400-412. https://doi.org/10.1590/s0034-759020200604

Ghasemy, M., Teeroovengadum, V., Becker, J.M., & Ringle, C.M. (2020). This fast car can move faster: a review of PLS-SEM application in higher education research. Higher Education, 80(6), 1121-1152. https://doi.org/10.1007/s10734-020-00534-1

Hair Jr. J.F., Risher, J.J., Sarstedt, M., & Ringle, C.M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203

Hair, Jr. J.F., Hult, G.T.M., Ringle, C.M., & Sarstedt, M. (2017). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Sage, Thousand Oaks, CA.

Igbaria, M., & Parasuraman, S. (1989). A path analytic study of individual characteristics, computer anxiety and attitudes toward microcomputers. Journal of Management, 15(3), 373-388. https://doi.org/10.1177/014920638901500302

Lee, M.C. (2010). Explaining and predicting users’ continuance intention toward e-learning: An extension of the expectation–confirmation model. Computers & Education, 54(2), 506-516. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.09.002

Leem, J., & Sung, E. (2019). Teachers’ beliefs and technology acceptance concerning smart mobile devices for SMART education in South Korea. British Journal of Educational Technology, 50(2), 601-613. https://doi.org/10.1111/bjet.12612

Liaw, S.S. (2008). Investigating students’ perceived satisfaction, behavioral intention, and effectiveness of e-learning: A case study of the Blackboard system. Computers & Education, 51(2), 864-873. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2007.09.005

Martins, A.S.R., Quintana, A.C., Frare, A.B., & Gomes, D.G. (2019). Meta-Síntese da Publicação Científica de Tecnologia da Informação no Ensino Superior Contábil. Revista de Administração IMED, 9(2), 51-72. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3321

Monteiro, J.J., Rengel, R., Lunkes, R.J., & Lavarda, C.E.F. (2020). Efeito da participação orçamentária no desempenho gerencial mediado pela satisfação no trabalho e justiça procedimental. Advances in Scientific and Applied Accounting, 13(3), 206-226. https://doi.org/10.14392/asaa.2020130311

Nikou, S., & Aavakare, M. (2021). An assessment of the interplay between literacy and digital Technology in Higher Education. Education and Information Technologies, 1-23. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10451-0

Nistor, N., Lerche, T., Weinberger, A., Ceobanu, C., & Heymann, O. (2014). Towards the integration of culture into the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. British Journal of Educational Technology, 45(1), 36–55. https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2012.01383.x

Njenga, J.K., & Fourie, L.C.H. (2010). The myths about e-learning in higher education. British Journal of Educational Technology, 41(2), 199-212. https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2008.00910.x

Park, Y., Son, H., & Kim, C. (2012). Investigating the determinants of construction professionals’ acceptance of web-based training: An extension of the technology acceptance model. Automation in Construction, 22, 377-386. https://doi.org/10.1016/j.autcon.2011.09.016

Pereira, F.A.D.M., Ramos, A.S.M., Andrade, A.P.V.D., & Oliveira, B.M.K.D. (2015). Use of virtual learning environments: A theoretical model using decomposed expectancy disconfirmation theory. Journal of Information Systems and Technology Management, 12(2), 333-350. http://dx.doi.org/10.4301/S1807-17752015000200008

Rabin, E., Henderikx, M., Yoram, M.K., & Kalz, M. (2020). What are the barriers to learners’ satisfaction in MOOCs and what predicts them? The role of age, intention, self-regulation, self-efficacy and motivation. Australasian Journal of Educational Technology, 36(3), 119-131. https://doi.org/10.14742/ajet.5919

Radons, D.L., & Löbler, M.L. (2021). Compartilhando Informações em Grupos: A Aceitação e o uso do Aplicativo de Mensagens Instantâneas Whatsapp. Revista de Administração IMED, 11(1), 50-68. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4216

Rani, N.S.A., Suradi, Z., & Yusoff, N.H. (2014). An analysis of technology acceptance model, learning management system attributes, e-satisfaction, and e-retention. International Review of Management and Business Research, 3(4), 1984-1996.

Raza, S.A., Qazi, W., Khan, K.A., & Salam, J. (2020). Social Isolation and Acceptance of the Learning Management System (LMS) in the time of COVID-19 Pandemic: An Expansion of the UTAUT Model. Journal of Educational Computing Research, 59(2), 183-208. https://doi.org/10.1177/0735633120960421

Rienties, B., Herodotou, C., Olney, T., Schencks, M., & Boroowa, A. (2018). Making sense of learning analytics dashboards: A technology acceptance perspective of 95 teachers. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 19(5). https://doi.org/10.19173/irrodl.v19i5.3493

Rivera, S.I.G. (2021). Factores de impacto en el aprendizaje virtual en los estudiantes de la Universidad Católica Boliviana “San Pablo” Regional Cochabamba. Revista de Propuestas Educativas, 3(5), 10-42. https://doi.org/10.33996/propuestas.v3i5.249

Santos, E.A. dos., Campos, G.H.F. de., Sallaberry, J.D., & Santos, L.M.R. dos. (2021). Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de ciências contábeis durante a pandemia da SARS-COV-2. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 356-377. https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712

Santos, M.C., Fernandes, C.M.G., Frare, A.B., & Quintana, A.C. (2020). Qualidade da Informação como Antecedente do uso da Tecnologia: Análise da Mídia Social Youtube sob a Ótica de Graduandos do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Administração IMED, 10(2), 114-139. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i2.4013.

Shehzadi, S., Nisar, Q. A., Hussain, M. S., Basheer, M. F., Hameed, W. U., & Chaudhry, N. I. (2020). The role of digital learning toward students’ satisfaction and university brand image at educational institutes of Pakistan: a post-effect of COVID-19. Asian Education and Development Studies, (10)2, 276-294. https://doi.org/10.1108/AEDS-04-2020-0063

Shen, J., & Eder, L.B. (2009). Intentions to use virtual worlds for education. Journal of Information Systems Education, 20(2), 225-234. https://jise.org/volume20/n2/JISEv20n2p225.html

Sun, P.C., Tsai, R.J., Finger, G., Chen, Y.Y., & Yeh, D. (2008). What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & Education, 50(4), 1183-1202. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2006.11.007

Yang, X., Zhang, M., Kong, L., Wang, Q., & Hong, J.C. (2020). The Effects of Scientific Self-efficacy and Cognitive Anxiety on Science Engagement with the “Question-Observation-Doing-Explanation” Model during School Disruption in COVID-19 Pandemic. Journal of Science Education and Technology, 30, 380–393 https://doi.org/10.1007/s10956-020-09877-x

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos