Evasão Universitária: Um Modelo para Diagnóstico e Gerenciamento de Instituições de Ensino Superior

Lamartine Moreira Lima David, Carlos Dias Chaym

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar as principais causas da evasão em instituições de ensino superior e construir uma escala de satisfação de graduandos. Foi aplicado um questionário em um total de 498 respondentes pertencentes ao corpo discente, selecionados pelo critério de acessibilidade. A escala construída foi submetida à análise fatorial, resultando em uma estrutura composta por 68 itens distribuídos pelos fatores: F1 (professor), F2 (projeto pedagógico), F3 (infraestrutura), F4 (segurança física) e F5 (apoio ao aluno). Todos os fatores apresentaram elevada consistência interna e a análise de regressão logística sinalizou que as variáveis explicativas contribuíram significativamente para predizer a ocorrência de evasão. Os resultados encontrados oferecem uma escala para avaliar a percepção de satisfação com a instituição e permitem estabelecer estratégias em relação aos alunos com risco de evasão.


Palavras-chave


Escala de Satisfação; Evasão de Estudantes; Retenção de Alunos

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198

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