Análise das motivações do consumidor de fast-fashion

Moema Pereira Nunes, Giuliana Almada da Silveira

Resumo


O fast-fashion é um modelo de negócios utilizado do varejo de moda que abrange desde a criação do produto até sua produção e distribuição, com o objetivo responder rapidamente às constantes e cada vez mais frequentes mudanças de tendências de moda e de demanda de consumo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as motivações de compra do consumidor de fast-fashion no Brasil. A revisão da literatura abrangeu os temas moda e consumo, fast-fashion e motivações do consumidor de moda. Uma pesquisa exploratória qualitativa através de entrevistas em profundidade foi realizada com especialistas do ramo da moda. Posteriormente uma pesquisa quantitativa com fins exploratório-descritivos foi empregada. Este trabalho aponta a capacidade do fast-fashion de ressoar fortemente com motivações de caráter emocional, cognitivo e social, que levam o consumidor a comprar mais e com maior frequência do que se fosse motivado apenas por objetivos funcionais. As motivações de compra de fast-fashion relacionam-se principalmente com auto expressão, autoconfiança e preocupação com imagem. Dentre os fatores chave para a decisão de compra do consumidor de fast-fashion destacam-se os menores preços, a variedade de modelos e produtos, e o ambiente das lojas. Este último aspecto não foi identificado previamente na literatura e representa um avanço no conhecimento científico sobre o tema.


Palavras-chave


O fast-fashion é um processo de comercialização do varejo de moda que abrange desde a criação do produto até sua produção e distribuição, com o objetivo responder rapidamente às constantes e cada vez mais frequentes mudanças de tendências de moda e de dem

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p56-71

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