Jogos didáticos no ensino de botânica: uma abordagem lúdica desenvolvida na monitoria acadêmica

Karen Pereira Barros, Aparecida Barbosa de Paiva, Adervan Fernandes Sousa, Fabrício Bonfim Sudério

Resumo


A monitoria acadêmica pode contribuir para que a abordagem dos conteúdos de botânica seja feita de maneira lúdica e criativa. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi apresentar os resultados de uma intervenção que envolveu a aplicação de dois jogos didáticos como metodologia de ensino complementar durante a monitoria da disciplina de Morfologia e Taxonomia de Criptógamas. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. O primeiro jogo utilizado na pesquisa envolveu os conteúdos de briófitas (jogo de tabuleiro), enquanto o segundo abordou os conteúdos de pteridófitas (jogo de palavras cruzadas). A aplicação dos mesmos ocorreu como forma de revisão, seguida de um questionário avaliativo sobre a opinião dos discentes acerca do jogo enquanto estratégia pedagógica de ensino e sobre os jogos específicos utilizados na pesquisa. Os participantes demonstraram ter uma visão positiva quanto à utilização dos jogos didáticos no ensino superior e consideraram que os jogos aplicados nesse trabalho contribuíram para as suas formações acadêmicas, funcionando como um eficiente mecanismo de abordagem dos conteúdos de briófitas e pteridófitas. Para a estudante que atuou como monitora, o desenvolvimento da pesquisa permitiu que a mesma pudesse refletir sobre a ação docente planejada, promovendo o seu desenvolvimento profissional e um novo olhar em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que ficou evidente para os estudantes a significância e a contribuição dos jogos didáticos podem oferecer para uma melhor compreensão dos conteúdos explorados na pesquisa.


Palavras-chave


Ensino de Biologia; Monitoria em Botânica; Recursos didáticos

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3988

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