Bildung: uma nebulosa na educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.3183Palavras-chave:
Bildung, Educação contemporânea, MercadoResumo
O presente artigo tematiza a compreensão de uma formação mais alargada na interface com a ética no cenário contemporâneo da educação. Parte-se do pressuposto de que a formação não é possível sem a ética, ao passo que, a formação pode potencializar nos indivíduos o discernimento ético. Entretanto, as propostas pedagógicas que se inspiram na Bildung (formação alargada) com uma interdependência na axiologia, podem de modo genérico, cair em uma armadilha do mercado globalizado. Destarte, é mister proceder uma crítica sem reservas às forças ideológicas que corrompem com o possiblidade de formar o humano de modo integral, denunciando a educação que prepara para funções específicas, dito de outro modo, para o mercado de trabalho. Por fim, cabe frisar que a Bildung corre o risco de degenerar-se em ideologia de mercado – se é que não se degenerou.Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Revista Quadri-mestral de Ciência da Educação. Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, ano XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. Trad. Silvana Coubucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
DIAS, Genebaldo Freire. Fundamentos da educação ambiental. Brasília: Universa, 2004.
DUCHROW, Ulrich; HINKELAMMERT, Franz J. La vida o el capital: alternativas a la dictadura global de la propriedad. San José, Costa Rica: DEI, 2003.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010, p. 177-193. (Coleção Educação Contemporânea).
FRANZ, Hinkelammert J. El nihilismo al desnudo: los tiempos de la globalización. Santiago, Chile: LOM Ediciones, 2001.
FRANZ, Hinkelammert J. Sacrifícios humanos e sociedade ocidental: Lúcifer e a Besta. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 64-71. (Coleção Textos Filosóficos).
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Trad. E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os pensadores).
MOLTMANN, Jürgen. Ética da Esperança. Trad. Vilmar Schneider. Petrópolis: Vozes, 2012.
WERLANG, Júlio C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: Ed.IFIBE, 2005. (Coleção Diá-Lógos).
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os conteúdos publicados na Revista são de responsabilidade de seus autores. Os autores não serão remunerados pela publicação de seus trabalhos. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.