Bildung: uma nebulosa na educação contemporânea
Resumo
Palavras-chave
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Revista Quadri-mestral de Ciência da Educação. Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, ano XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. Trad. Silvana Coubucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
DIAS, Genebaldo Freire. Fundamentos da educação ambiental. Brasília: Universa, 2004.
DUCHROW, Ulrich; HINKELAMMERT, Franz J. La vida o el capital: alternativas a la dictadura global de la propriedad. San José, Costa Rica: DEI, 2003.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010, p. 177-193. (Coleção Educação Contemporânea).
FRANZ, Hinkelammert J. El nihilismo al desnudo: los tiempos de la globalización. Santiago, Chile: LOM Ediciones, 2001.
FRANZ, Hinkelammert J. Sacrifícios humanos e sociedade ocidental: Lúcifer e a Besta. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 64-71. (Coleção Textos Filosóficos).
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Trad. E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os pensadores).
MOLTMANN, Jürgen. Ética da Esperança. Trad. Vilmar Schneider. Petrópolis: Vozes, 2012.
WERLANG, Júlio C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: Ed.IFIBE, 2005. (Coleção Diá-Lógos).
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.3183
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||