Estratégia de engajamento de estudantes por meio de uma gincana: estudo de caso na Universidade Positivo
Resumo
Este texto ilustra uma estratégia de engajamento de estudantes de engenharia no ensino superior, através do estudo de caso de uma gincana anual de criatividade realizada na Universidade Positivo, em Curitiba, no Paraná. O trabalho apresenta o programa Gincana de Engenharias desenvolvido há 19 anos na Universidade Positivo, nos 7 cursos de Engenharia da Universidade. O objetivo principal foi apresentar, discutir e, apontar através de resultados, o programa como metodologia para a motivação e o engajamento do estudante moderno (em geral, prático e imediatista). A Gincana oportuniza o reconhecimento prático de teorias exaustivamente trabalhadas nas salas de aulas em cursos de graduação. Um dos principais resultados obtido pelo programa é motivacional. Os estudantes retornam para as aulas mais motivados e reconhecem ter novas ideias para o seu futuro profissional.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i2.2739
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e-ISSN: 2447-3944
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