Representações sociais sobre relação professor-aluno no ensino superior

Esther Cosso, Maria Laura Puglisi Barbosa Franco, Janaína da Silva Gonçalves Fernandes

Resumen


O objetivo desta pesquisa foi identificar como se organizam as representações sociais de professores e alunos do Ensino Superior sobre relação professor aluno. Participaram 49 professores e 106 alunos do curso de Administração de Empresas em Instituição de Ensino Superior particular, localizada na grande São Paulo. Utilizou-se o Teste de Evocação Livre de Palavras para coletar os dados. A análise foi realizada por meio da Análise Prototípica com o apoio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram o elemento respeito no núcleo central da representação e nas periferias os elementos aprender (professores) e amizade (alunos). Concluiu-se que a construção do conhecimento ocorre a partir de uma relação interpessoal entre professor-aluno.


Palabras clave


Alunos. Educação. Professores. Teoria das representações sociais.

Referencias


ABRIC, Jean-Claude. (2003). La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. In: ABRIC, Jean-Claude. Méthodes d’étude des représentations sociales. Toulouse, Éditions: ERES, 2003. p. 59-80.

ABRIC, Jean-Claude. A zona muda das representações sociais. In: OLIVEIRA D. C.; CAMPOS, P. H. (Org.). Representações sociais, uma teoria sem fronteiras. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005. p. 22-34.

ANDRADE, Márcia Siqueira de, FERNANDES, Janaína da Silva Gonçalves, & FERREIRA, Victor Silva. Estudo sobre a relação professor-aluno. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, v.1, n. 2, p. 335-346, 2017.

BAKER, Jean A. Contributions of teacher–child relationships to positive school adjustment during elementary school. Journal of school psychology, v. 44, n. 3, p. 211-229, 2006.

BIRCH, Sondra H.; LADD, Gary W. The teacher-child relationship and children’s early school adjustment. Journal of school psychology, v. 35, n. 1, p. 61-79, 1997.

BULLOCK, Mia. What makes a good teacher? Exploring student and teacher beliefs on good teaching. Rising Tide, v. 7, p. 1-30, 2015.

CABALLERO, Jay Andre R. The effects of the teacher-student relationship, teacher expectancy, and culturally-relevant pedagogy on student academic achievement. 2010. Tese (Doutorado) - University of Redlands, California, United States, 2010.

CAMARGO, Brígido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Universidade Federal de Santa Catarina [Internet], 2016. Disponível: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_17.03.2016.pdf. Acesso: 10 nov. 2017.

CAMPOS, Pedro Humberto Faria; ROUQUETTE, Michel-Louis. Abordagem estrutural e componente afetivo das representações sociais. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 3, p. 435-445, 2003.

CASTRO, Monica Rabello de; MAIA, Helenice; ALVES-MAZZOTTI, Alda-Judith. Representações sociais do trabalho docente: um olhar sobre a subjetividade do professor em sala de aula. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, n. 22, p. 150-177, 2013.

CAVACA, Aline Guio et al. A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalho, v. 8, n. 2, p. 305-318, 2010.

CLAESSENS, Luce et al. Beginning and experienced secondary school teachers’ self-and student schema in positive and problematic teacher–student relationships. Teaching and Teacher Education, v. 55, p. 88-99, 2016.

CROSNOE, Robert; JOHNSON, Monica Kirkpatrick; ELDER JR, Glen H. Intergenerational bonding in school: The behavioral and contextual correlates of student-teacher relationships. Sociology of education, v. 77, n. 1, p. 60-81, 2004.

FLAMENT, Claude; ROUQUETTE, Michel-Louis. Anatomie des idées ordinaires: comment étudier les représentations sociales. Paris: Armand Colin, VUEF, 2003.

FRASER, Barry J.; WALBERG, Herbert J. Research on teacher–student relationships and learning environments: Context, retrospect and prospect. International Journal of Educational Research, v. 43, n. 1, p. 103-109, 2005.

GUEDES, Glauteice Freitas; OHARA, Conceição Vieira da Silva; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. Intensive care unit: a significant space for the professor-student relationship. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. SPE2, p. 146-150, 2012.

HAMRE, Bridget K.; PIANTA, Robert C. Early teacher–child relationships and the trajectory of children’s school outcomes through eighth grade. Child development, v. 72, n. 2, p. 625-638, 2001.

HAMRE, Bridget K.; PIANTA, Robert C. Student-teacher relationships. In: BEAR, George G.; MINKE, Kathleen M. (Ed.). Children’s needs III: Development, prevention, and intervention. Washington, D. C.: National Association of School Psychologists, 2006. p. 59-72.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Dimensões afetivas na relação professor-aluno In: TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. São Paulo: Casa do psicólogo, 2006. p. 47-74.

LIU, Yan et al. Perceived positive teacher–student relationship as a protective factor for Chinese left‐behind children’s emotional and behavioural adjustment. International Journal of Psychology, v. 50, n. 5, p. 354-362, 2015.

MALDONADO‐CARREÑO, Carolina; VOTRUBA‐DRZAL, Elizabeth. Teacher–child relationships and the development of academic and behavioral skills during elementary school: A within‐and between‐child analysis. Child development, v. 82, n. 2, p. 601-616, 2011.

MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, n. 2, p. 369-377, 2013.

MONOBE, Teruo. A relação professor-aluno vista pela ótica cinematográfica. Educação Temática Digital, v. 9, p. 65, 2008.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2012.

MYERS, Sonya S.; PIANTA, Robert C. Developmental commentary: Individual and contextual influences on student–teacher relationships and children’s early problem behaviors. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, v. 37, n. 3, p. 600-608, 2008.

NUTO, Sharmênia de Araújo Soares et al. O processo ensino-aprendizagem e suas consequências na relação professor-aluno-paciente. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, n. 1, 2006.

O’CONNOR, Erin E.; COLLINS, Brian A.; SUPPLEE, Lauren. Behavior problems in late childhood: The roles of early maternal attachment and teacher–child relationship trajectories. Attachment & Human Development, v. 14, n. 3, p. 265-288, 2012.

O’CONNOR, Erin. Teacher–child relationships as dynamic systems. Journal of school psychology, v. 48, n. 3, p. 187-218, 2010.

OLIVEIRA, Maria da Conceição; KORBES, Lenita Maria. Relação professor-aluno no processo de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, v. 2, n. 1, p. 210-219, 2011.

PASCARELLA, Ernest T. How college affects students: Ten directions for future research. Journal of college student development, v. 47, n. 5, p. 508-520, 2006.

PIANTA, Robert C.; ALLEN, Joseph P. Building capacity for positive youth development in secondary school classrooms: Changing teachers’ interactions with students. In: Shinn, M. B.; Yoshikawa, H. (Eds.). Toward positive youth development: Transforming schools and community programs, New York, NY: Oxford University Press, 2008. p. 21-40.

QUEIROZ, Magali Aparecida Mendes de; VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Imbricações entre mediação, práticas pedagógicas e evasão: um estudo em representações. Educação Online, v. 14, n. 31, p. 82-104, 2019.

REASON, Robert D.; TERENZINI, Patrick T.; DOMINGO, Robert J. First things first: Developing academic competence in the first year of college. Research in Higher Education, v. 47, n. 2, p. 149-175, 2006.

RIOS, Izabel Cristina; SCHRAIBER, Lilia Blima. A relação professor-aluno em medicina-um estudo sobre o encontro pedagógico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 308-316, 2012.

ROBERTSON, Kristen; CHAMBERLAIN, Brandt; KASARI, Connie. General education teachers’ relationships with included students with autism. Journal of Autism and developmental disorders, v. 33, n. 2, p. 123-130, 2003.

SANCHES LOPES, Claudivan. A violência nas escolas de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, 2008.

TAO, Sha et al. Social support: Relations to coping and adjustment during the transition to university in the People’s Republic of China. Journal of Adolescent research, v. 15, n. 1, p. 123-144, 2000.

VERGÈS, Pierre. L’evocation de l’argent: Une méthode pour la définition du noyau central d’une représentation. Bulletin de psychologie, v. 45, n. 405, p. 203-209, 1992.

VERGÈS, Pierre; TYSZKA, Tadeusz; VERGÈS, Pierrette. Noyau central, saillance et propriétés structurales. Papers on social representations, v. 3, n. 1, p. 3-12, 1994.

WANDERLEY PETRUCCI, Giovanna et al. Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Avaliação Psicológica, v. 13, n. 1, 2014.

ZAGO, Alexandre do Canto; MACHADO, Carmen Lúcia Bezerra; MANFROI, Waldomiro Carlos. Paralelo entre a relação professor-aluno e a relação médico-paciente. Revista HCPA. Porto Alegre, v. 31, n. 4, p. 521-522, 2011.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i3.2389

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png