O ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: características e interseções no centro-oeste brasileiro

Karly Barbosa Alvarenga, Raquel Carneiro Dorr, Vanda Domingos Vieira

Resumen


Este trabalho objetiva apresentar os índices de aprovação, reprovação e cancelamento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral em três instituições de ensino superior do Centro-Oeste brasileiro e, além disso, mapear ações desenvolvidas por essas universidades que visem dar subsídios aos estudantes para aprenderem os conteúdos ensinados na referida disciplina. Os dados foram coletados por meio de informações fornecidas pelas Pró-reitorias de Graduação e de entrevistas realizadas com os docentes. As reflexões levantadas se enquadram nas discussões realizadas a partir da Cultura Escolar de Viñao (2008). Observou-se que a cultura escolar, nas três universidades, é muito parecida e que elas desenvolvem ações, buscando qualificar a aprendizagem do Cálculo para, desse modo, diminuir a reprovação.


Palabras clave


Cálculo diferencial e integral; Universidades; Ensino; Aprendizagem; Cultura escolar

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BELINGOFF, W. P.; GOUVÊA, F.Q. A Matemática através dos tempos. São Paulo: Ed. Blucher, 2008.

BLOCH, M. Apologia da História, ou, o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

CAVASOTTO, M.; PORTANOVA, R. Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. In: III MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO-PUCRS. Anais... 2008. Disponível em: < http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/EducacaoemCienciaseMatematica/62352%20-%20MARCELO%20CAVASOTTO.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2016.

CURY, H. Análise de erros em cálculo diferencial e integral: Resultados de Investigações em Cursos De Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), Campina Grande, PB. Anais... 2003. Disponível em: < http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2005/artigos/PR-7-62459910053-1115735558533.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2016.

FRAGOSO, W. C. História da matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. 211f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. 2011.

LIMA, G. L. A Disciplina de Cálculo I do Curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um Estudo de seu Desenvolvimento, de 1934 a 1994. 2012. 445f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

LIMA, G. L. Em busca de uma identidade para a disciplina de Cálculo: primeiras reflexões. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEM, 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, 2015.

MACHADO, D. M. O. Prática metodológica de resolução de problemas, aplicada no Cálculo Diferencial e Integral I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2013. 95f. Trabalho Final de Curso (Graduação) – Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2013.

OLIVEIRA, F. C. O. S. Uma disciplina, uma história: Cálculo na Licenciatura em Matemática da Universidade Federal De Sergipe (1972-1990). 2009. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, 2009.

PAGANI, E. M. L.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: um mapeamento de algumas teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 61-74, 2014.

RAAD, R. M. História do ensino de Cálculo Diferencial e Integral: a existência de uma cultura. 2012. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), 2012.

RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. Research on calculus: what do we know and where do we need to go? ZDM Mathematics Education, v. 46, p. 507–515, 2014.

REZENDE, W. M. Ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 450f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SAD, L. A.; SILVA, C. M. SILVA. Vestígios do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral na Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1874-1885). In: 6º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2014. Natal, Brasil. Anais/Actas do... Natal, 2014.

SANTOS, S. P.; MATOS, M. G.O. O ensino de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática: obstáculos na aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 3, n. 3, 2012.

SOUSA, G. C. Impacto de programas auxiliares na disciplina de cálculo diferencial e integral I. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEM, 2015, Pirenópolis. Anais do... Pirenópolis, 2015.

SOUZA, M. M. Uma história do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – UNB: 1962-1972. 2015. 229f. Tese (Doutorado) – Universidade Anhanguera de São Paulo, 2015.

TALL, D. Students’ Difficulties in Calculus. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION - ICME, Plenary presentation in Working Group 3.Québec, Anais... Québec, CA, August 1992. Publicado em 1993. Disponível em < http://homepages.warwick.ac.uk/dot1993k-calculus-wg3-icme.pdf >. Acesso em: jan. 2013.

TARMIZI, R. A. Visualizing Students’ Difficulties in Learning Calculus. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH 2010 (ICMER 2010). Procedia Social and Behavioral Sciences 8, p. 377-383, 2010.

VIÑAO, F. A. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação - SBHE. Maringá, n. 18, 2008.

VIÑAO, F. A. História de la educación e história cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, 1995.

VIÑAO, F. A. História de las disciplinas, profesionalización docente y formación de professores: el caso espanhol. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 103-118, 2012.

WROBEL, J. S.; ZEFERINO, M. V. C.; CARNEIRO, T. C. J. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral na última década do ENEM: uma análise usando o Alceste. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Curitiba, PR. Anais… Curitiba, Paraná, 2013. ISSN 2178–034X.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p46-57

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png