Uso do Instagram: Relações com Autoestima e Autoconceito Físico em Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i1.4489

Palavras-chave:

Rede Social, Autoestima, Autoconceito Físico

Resumo

O presente estudo objetivou verificar a relação entre uso do Instagram e os níveis de autoestima e autoconceito físico de usuários adultos. Participaram 205 pessoas com média de 26,9 anos, recrutadas em ambiente virtual, as quais responderam a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Escala Fatorial de Autoconceito, a Escala de Avaliação da Satisfação com a Imagem Corporal, a Escala de Intensidade de uso do Instagram e um Questionário Sociodemográfico. Os resultados mostraram que a Intensidade do uso do instagram correlacionou-se significativa e positivamente com a preocupação com o peso e negativamente com o índice de massa corporal. Pode-se inferir que quanto maior a exposição ao padrão de beleza na plataforma, mais os usuários que estão fora desse padrão podem questionar sua própria aparência e evitar tal exposição. Conclui-se que é necessário refletir sobre as implicações do uso excessivo do Instagram na saúde mental dos seus usuários e pensar estratégias de prevenção.

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Biografia do Autor

  • Layrtthon Carlos de Oliveira Santos, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
    Professor do curso de graduação em Psicologia e de pós-graduações lato sensu do Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Doutor em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) na da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Fernanda de Souza Pereira, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
    Psicóloga graduada pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

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Publicado

2022-08-17

Edição

Seção

Artigo empírico

Como Citar

Santos, L. C. de O., & Pereira, F. de S. (2022). Uso do Instagram: Relações com Autoestima e Autoconceito Físico em Adultos. Revista De Psicologia Da IMED, 14(1), 48-66. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i1.4489