Avaliação da drenabilidade de pavimentos asfálticos em Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil

Raul Tadeu Lobato Ferreira, Kassia Bianca Ferreira Guerra, Cristopher Antonio Martins Moura

Resumo


No que se refere às condições de segurança dos pavimentos, a drenabilidade merece atenção pois expressa a facilidade ou a dificuldade da ocorrência do fenômeno de hidroplanagem. Na presente pesquisa buscou-se estudar a drenabilidade de pavimentos urbanos avaliando a capacidade drenante de uma superfície pavimentada com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e outra em tratamento superficial duplo com capa selante (TSD), com um drenômetro construído seguindo as orientações de Lima e Dalla Riva (2014). Com os dados de vazão média para cada estação avaliados juntamente com os dados do ensaio de mancha de areia obtidos por Domingues (2018), foi possível obter uma equação que relaciona os resultados de drenabilidade com a textura do pavimento. Ao correlacionar essa equação ajustada, com os intervalos definidos por Pasquet (1968 apud CUBAR; DALLA ROZA, 2015), a Rua Coronel Elias Galvão recapeada com CBUQ, apresentou uma textura superficial média, indicada para vias com velocidade no intervalo de 80 a 120 km/h e o revestimento com TSD da Rua Presidente Kennedy foi classificado como muito grosseiro ou muito aberto, indicado para casos especiais que consistem em áreas com alto risco de hidroplanagem. Apesar de não apresentarem valores de drenabilidade (macrotextura) ideais segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as condições das pistas avaliadas não oferecem risco à segurança do usuário, uma vez que são destinadas ao tráfego urbano.

Palavras-chave


Aderência; Macrotextura; Drenabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN SOCIETY OF TESTING AND MATERIALS. ASTM E-2380-05. Standart Test Method for Measuring Pavement Texture Drainage Using an Outflow Meter. West Conshohocken, 2009.

AMERICAN SOCIETY OF TESTING AND MATERIALS. ASTM E-965-96: Standart Test Method for Measuring Surface Macro Texture Depth using a Volumetric Technique. West Conshohocken, 2006.

CUBAR, A. S.; DALLA ROZA, A. E. Análise temporal da macrotextura em pavimentos urbanos em revestimento TSD com capa selante no município de Sinop - MT. 2015. 8 P. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. DNIT 006/2003 - PRO. Avaliação objetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. 10 p.

______. Manual de Gerência de Pavimentos. Rio de Janeiro. 2011. 189 p.

______. Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos. Rio de Janeiro. 2006. 310 p.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO. Ministério das Cidades. Disponível em:< http://www.denatran.gov.br/frota.htm>. Acesso em 15 de janeiro de 2018.

DOMINGUES, V. P. Avaliação da macrotextura de pavimentos flexíveis no município de Barra do Garças - MT. 2018. 57 p. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças - MT.

FERNANDES, F. M. L. S. Software de gerenciamento de pavimentos aplicado a vias urbanas de cidades de pequeno a médio porte. 2017. 106 p. Projeto de graduação (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ.

GOOGLE. Software Google Earth. Disponível em: . Acesso em: 04 set 2019.

GUNTZEL, A.; DALLA ROZA, A. E. Análise temporal da drenabilidade em pavimentos urbanos em revestimento TSD com capa selante no município de Sinop - MT. 2015. 9 p. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT.

LIMA, A. C.; DALLA RIVA, R. D. Estudo da correlação entre os ensaios de mancha de areia e drenabilidade em pavimentos urbanos do município de Sinop- MT. 2014. 10 p. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT.

MATTOS, J. R. G. Avaliação da aderência pneu-pavimento e tendências de desempenho para a rodovia BR-290/RS. 2009. 137 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

PEREIRA, C. A. Análise da aderência pneu-pavimento em rodovias do estado de Pernambuco e da Paraíba com elevado índice de acidentes. 2010. 211 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE.

RIBEIRO, L. M. B. Estudo da drenabilidade de pavimentos aeroportuários através de equipamento do tipo outflow meter. 2012. 150 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Raul Tadeu Lobato Ferreira, Kassia Bianca Ferreira Guerra, Cristopher Antonio Martins Moura

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg