Utilização dos princípios da Lean Construction em obras de uma empresa tradicional de Goiânia

Raissa Seichi Marchiori

Resumen


O presente artigo promove um estudo para as construtoras aplicarem inovações tecnológicas na construção civil, utilizando-se os conceitos e princípios da técnica Lean Construction, indicando maneiras de executar uma obra de forma mais rápida, enxuta e econômica otimizando a mão de obra, tempo e materiais, buscando a economia e diminuição de gastos para a empresa. Para início de estudo avaliou-se a ocorrência de estouros orçamentários, comparando o valor orçado com o realmente gasto na execução, em uma empresa tradicional da cidade de Goiânia. Tem-se como objetivo, identificar a utilização dos princípios da técnica Lean Construction nas obras, observando se esta acarreta melhoria, constatando sua viabilidade. Através deste estudo consegue-se verificar a constante aplicação destes princípios em todas as etapas da construção na empresa analisada, buscando uma melhoria contínua.


Palabras clave


Lean Construction; Desperdício; Construção Civil

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BALLARD, G. The last planner system of productions control. 2000. (Thesis) – Dpt Of Civil Engineering, University of Birmingham, Birmingham, U.K., June, 2000.

BERNARDES, M. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 190p.

FORMOSO C. Lean Construction: Princípios básicos e exemplos Relatório - Núcleo Orientado para inovação da Edificação. Porto Alegre, 2002.

FUJIMOTO, T. The evolution of a manufacturing system at Toyota. New York: Orford University Press. 1999.

ISATTO, E. et al. Lean Construction: diretrizes e ferramentas para o controle para o controle de perdas na construção civil. Porto Alegre: SEBRAE-RS, 2000.

ISATTO, E. L.; FORMOSO, C. T.; DE CESARE, C. M.; HIROTA, E. H.; ALVES, T.C.L. Lean construction: diretrizes e ferramentas para o controle de perdas na construção civil. Porto Alegre, SEBRAE/RS, Série SEBRAE Construção Civil, Vol. 5. 2000.

KOSKELA, L. Application of the New Production Philosophy to Construction. Technical Report, Filand, CIFE, 1992.

NORIE/UFRGS/SINDUSCON-SP Termo de referência para o processo de planejamento e controle da produção em empresas construtoras. Manual técnico. 1999.

OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de Produção: “Além da produção em larga escala”. Bookman, 1997.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção. Trad. Eduardo Schaan, 2º edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SOUZA, A. Avaliação dos princípios do LeanConstruction em um canteiro de obras. Dissertação de trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2013.

TONIN, L.; SHAEFER, C. DIAGNÓSTICO E APLICAÇÃO DA LEAN CONSTRUCTION EM CONSTRUTORA. Artigo em Construção Civil. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 2013.

WOMACK, J.P; JONES, D.T. A mentalidade enxuta nas empresas elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

WOMACK, J.P.; JONES, D.T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Tradução de Ivo Korytovski. Rio de Janeiro: Campus, 1990.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2022.v9i1.4378

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2023 Raissa Seichi Marchiori

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg