Análise de Decisão Multicritério para Escolha de Clientes para Programas de Mercado

Anderson Henrique de Macedo Rodrigues, Thiago Magalhães Amaral, Henrique Takashi Idogava

Resumo


A indústria de bebidas alcoólicas é competitiva, com várias empresas disputando participação no mercado. Para conquistar vantagem competitiva, elas precisam estar preparadas para a dinâmica do mercado e posicionar suas marcas adequadamente. Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento no consumo de cervejas premium devido ao lockdown, levando as cervejarias a focar nesse segmento e a buscar estratégias para fortalecer suas marcas. Portanto, é importante que empresas vendedoras e revendedoras de bebidas tenham métodos eficazes para tomar decisões. Este trabalho visa selecionar os Pontos de Venda (PDVs) mais adequados para investimentos mercadológicos por meio da aplicação da análise de decisão multicritério. Esta pesquisa é descritiva, com estudo de caso e abordagem quali-quantitativa. A matriz de decisão foi composta por 12 alternativas e 7 critérios, adotando-se o método fuzzy-TOPSIS para análise. Após a aplicação do método, chegou-se ao ranqueamento das alternativas, em que o PDV 2, com coeficiente de aproximação de 0,709, foi tido como a solução ideal, apresentando um resultado superior às demais alternativas em diferentes cenários explorados.


Palavras-chave


Marketing; Fuzzy-TOPSIS; Programas de mercado; Preferências de consumo

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2024.v14i1.5048

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