Gerir Conhecimentos para Inovar: Propostas para uma Empresa de Economia Mista
Resumo
Este é um estudo de caso aplicado com abordagem qualitativa e objetivo propositivo. Ele apresenta análises e propostas sobre o desenvolvimento e execução de projetos na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), fundamentado na teoria do conhecimento organizacional e no modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Os sujeitos da pesquisa foram executivos dos projetos analisados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise seguiu um método indutivo. Identificou-se que a espiral SECI não se completava de forma adequada e que faltam condições facilitadoras para a promoção da inovação. Recomenda-se que a Codemar, além de internalizar inovações, passe a desenvolver soluções específicas para o município de Maricá/RJ, coletando sistematicamente as necessidades e problemas regionais e aprimorando internamente a gestão do conhecimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Agência Nacional de Petróleo. (2020). Royalties. Brasília. https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/royalties-e-outras-participacoes/royalties
Al-Abbadi, L., Alshawabkeh, R., & Rumman, A. (2020). Knowledge management processes and innovation performance: The moderating effect of employees’ knowledge hoarding. Management Science Letters, 10(7), 1463-1472. https://doi:10.5267/j.msl.2019.12.021
Brandão, S. M., & Bruno-Faria, M. D. F. (2017). Barreiras à inovação em gestão em organizações públicas do governo federal brasileiro: análise da percepção de dirigentes. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8795
Damanpour, F., & Wischnevsky, J. D. (2006). Research on innovation in organizations: Distinguishing innovation-generating from innovation-adopting organizations. Journal of Engineering and Technology Management, 23(4), 269-291. https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2006.08.002
Farnese, M. L., Barbieri, B., Chirumbolo, A., & Patriotta, G. (2019). Managing knowledge in organizations: A Nonaka’s SECI model operationalization. Frontiers in Psychology, 10, 506330. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02730
Hassan, N., & Raziq, A. (2019). Effects of knowledge management practices on innovation in SMEs. Management Science Letters, 9(7), 997-1008. http://doi:10.5267/j.msl.2019.4.005
Koch, P., & Hauknes, J. (2005). On innovation in the public sector–today and beyond. https://nifu.brage.unit.no/nifu-xmlui/bitstream/handle/11250/226573/d20-innovation.pdf?sequence=1
Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Rio de Janeiro. http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
Ngoc-Tan, N., & Gregar, A. (2018). Impacts of knowledge management on innovation in higher education institutions: an empirical evidence from vietnam. Economics & Sociology, 11(3), 301-320. https://doi.org/10.14254/2071-789X.2018/11-3/18
Nonaka, I. & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.
Nonaka, I., Toyama, R., & Konno, N. (2000). SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning, 33(1), 5-34. https://doi.org/10.1016/S0024-6301(99)00115-6
Oliva, F. L., & Kotabe, M. (2019). Barriers, practices, methods and knowledge management tools in startups. Journal of Knowledge Management, 23(9), 1838-1856. https://doi.org/10.1108/JKM-06-2018-0361
Pereira, A. S., Siqueira, D., Senra, L., & Costa, N. M. (2020). As políticas públicas de economia solidária no município de Maricá/RJ. http://dx.doi.org/10.38116/bmt70/economiasolidaria3
Philip, J. (2018). An application of the dynamic knowledge creation model in big data. Technology in Society, 54, 120-127. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2018.04.001
Philipson, S. (2019). The difficulty with which tacit knowing is transformed into explicit knowledge. World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, 15(3), 346-359. https://doi.org/10.1504/WREMSD.2019.099410
Ramjeawon, P. V, & Rowley, J. (2017). Knowledge management in higher education institutions: enablers and barriers in Mauritius. The Learning Organization, 24(5), 366-377. https://doi.org/10.1108/TLO-03-2017-0030
Silva, T. C., & Burger, F. (2018). Aprendizagem organizacional e inovação: contribuições da Gestão do Conhecimento para propulsionar um ambiente corporativo focado em aprendizagem e inovação. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 8(1), 7-19. http://dx.doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p07-19.569
Trevisan, L. C., & Damian, I. P. M. (2018). Gestão do conhecimento: diretrizes e práticas recomendadas às organizações. Ciência da Informação, 47(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4069
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2024.v14i1.5047
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Luiz Fernando Vieira Lemos, Favio Akiyoshi Toda, Saulo Barbara de Oliveira, Saulo Barroso Rocha
Revista de Administração IMED (RAIMED) ISSN: 2237-7956 Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)
Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.