Hospitalidade e lazer como fatores de satisfação de visitantes em Feiras e exposições

Autores

  • Ivo Ney Kuhn Graduado, Especialista e Mestre em Administração. Professor Adjunto do DACEC, da Unijuí e coordenador dos cursos de tecnologia em Gestão da Modalidade EaD da Unijuí. Pesquisador nas áreas de finanças, marketing e comércio exterior. Coordenador do Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEX, parceira Unijuí/ApexBrasil e Coordenador do Projeto de pesquisa de Satisfação de Visitantes e expositores de feiras – Parceria Unijuí/ACI-Expoijui/FENADI.
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Graduada, Mestre e Doutora em Administração. Professora Titular do DACEC e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Marketing – NEM. Pesquisadora na área de marketing internacional e intercultural, marketing de lugares e participante do Projeto de pesquisa de satisfação de visitantes e expositores de feiras.
  • Greice Walter Pieper Graduanda em Ciências Contábeis da Unijuí, participante do Núcleo de Estudos em Marketing – NEM e bolsista de iniciação científica.
  • Naiara Walter Pieper Graduanda em Administração da Unijuí, participante do Núcleo de Estudos em Marketing – NEM e bolsista de iniciação científica.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n1p67-79

Resumo

O estudo busca avaliar a satisfação dos consumidores que frequentam a Expoijui/Fenadi, feira anual de município do Noroeste do Rio Grande do Sul, analisando principalmente dois fatores: hospitalidade e lazer. Para o embasamento teórico foram utilizadas concepções relacionadas à importância de eventos e feiras, conceitos de hospitalidade e lazer, bem como a importância de avaliar a satisfação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental, utilizando dados coletados em pesquisas de satisfação de clientes, tendo como sujeitos os visitantes da Expoijui/Fenadi. A pesquisa é desenvolvida em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Ijuí, administração da feira, Empresa Junior e curso de Administração da Unijuí, evidenciando o êxito das relações universidade/empresa. Foram coletados dados em todos os dias e turnos da realização dos eventos. Para o tratamento e análise dos dados foram construídos gráficos das séries temporais 2004-2007 e 2009-2012. Diversas melhorias resultantes das sugestões da pesquisa já foram implantadas no período. Conclui-se que aspectos tangíveis, que se evidenciam no contato entre os seres, prevalecem na percepção do acolhimento dado por um local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-01-05

Edição

Seção

Artigos