Emoções e regulação emocional no comportamento do consumidor: algumas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n1p36-51Resumo
Cada vez mais tem sido reconhecida a importância que as emoções possuem no consumo, sendo estas por vezes consideradas como um fator influenciador no comportamento do consumidor. Assim como as emoções, o processo que as regula também adquire a sua importância, pois isto vai interferir tanto nas avaliações quanto nas ações tomadas pelos consumidores. Desta forma, o objetivo deste trabalho visa contribuir para o estudo das emoções e da regulação emocional, ressaltando a influência das mesmas no comportamento do consumidor. Para o alcance do mesmo, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, na qual foram verificadas teorias e princípios acerca do tema. Apresenta-se a definição constitutiva do construto emoções, bem como diferencia-se o mesmo de outros estados afetivos, entre os quais pode-se citar: os humores, sentimentos e o temperamento. Posteriormente, aborda-se a regulação emocional e as diferentes perspectivas das emoções e da regulação emocional, de forma a ligar estes com o estudo do comportamento do consumidor. Neste trabalho são apresentadas as perspectivas: biológica, desenvolvimental, social e individual das emoções e da regulação emocional. Por fim, apresentam-se as considerações finais e insights a respeito das emoções dentro da área de comportamento do consumidor, bem como sugestões para pesquisas futuras.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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