Marketing: definições, aplicações, tendências e desafios do profissional

Autores

  • Guilherme Minuzzi Universidade de Caxias do Sul, Especialização em Estratégia de Marketing
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n1p80-97

Resumo

O presente estudo busca analisar como o conceito de marketing é tratado nas práticas organizacionais, bem como a importância da área para as corporações, os principais desafios enfrentados pelo profissional de marketing e as tendências da área. Desenvolveu-se esta pesquisa exploratória, com profissionais de áreas relacionadas a marketing e também de áreas não-relacionadas, buscando analisar sua percepção sobre a disciplina, inserida no contexto organizacional. Observou-se uma visão limitada sobre sua atuação, falta de consenso sobre seu conceito e um nível considerável de interesse das outras áreas, representado sobre sua opinião acerca da importância da área para as organizações. Diante disso, estimula-se a discussão sobre uma possível revisão do papel do marketing nas empresas, bem como das funções exercidas pelo profissional da área.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Minuzzi, Universidade de Caxias do Sul, Especialização em Estratégia de Marketing
    Especialista em Estratégias de Marketing (UCS)
  • Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração
    Doutor em Administração (UFRGS), Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UCS)

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Publicado

2014-01-05

Edição

Seção

Artigos