Competências Organizacionais das Agências da Previdência Social de um Órgão Administrativo Público: o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n3p175-193Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever quais são as competências organizacionais das Agências da Previdência Social (APS) pertencentes à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS de Passo Fundo/RS, segundo a percepção do grupo gestor, que são determinantes para garantir a performance superior da organização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que utilizou o modelo de identificação das competências essenciais proposto por Prahalad e Hamel (2005). Como resultado identificou-se seis recursos estratégicos que foram definidos como competências essenciais da organização, que são apresentados no artigo. Também foram identificados os processos (recursos), rotinas e as competências específicas do conjunto das Agências do INSS de Passo Fundo/RS e os principais entraves/dificuldades que, à luz da percepção dos seus gestores, prejudicam a performance superior da organização. Foi também identificado a pertinência da adoção de um modelo de análise de vantagens competitivas, em princípio, concebido para organizações privadas, em uma instituição pública, com características diferentes das organizações privadas. Nesse caso, verificou-se que foi válido e extremamente importante a utilização e adequação de modelos teóricos concebidos para análise de empresas privadas e utilizadas na análise de empresas públicas, uma vez que tais organizações também possuem um mercado e precisam ser avaliadas pelo resultado do seu serviço. Dos quatro modelos de vantagens competitivas utilizados para interpretar a efetividade dos serviços do INSS, verificou-se que a abordagem das capacidades dinâmicas mostrou-se mais adequada para explicar o caso, uma vez que trabalha a efetividade organizacional em função dos recursos e processos internos.Downloads
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