Alinhamento das Ações Estratégicas em uma Pequena Empresa Supermercadista Paranaense

Autores

  • Julio Ernesto Colla PUCPR
  • Meline Grassioto UNESPAR
  • Dayane Geracina Barbosa UNESPAR
  • Julio Adriano Ferreira dos Reis PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n3p146-162

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever de que forma os setores organizacionais de um supermercado da região noroeste do Paraná estão contribuindo para atingir sua missão e por consequência na geração de vantagem competitiva. A base teórica utilizada trata do conceito de Estratégia, Administração Estratégica, Missão, Objetivos e Estrutura Organizacionais e Alinhamento Estratégico. Utilizando uma abordagem qualitativa, o artigo utilizou a entrevista não estruturada como a principal fonte de coleta de dados, além da observação não participante e análise documental que depois de tratados foram analisados utilizando-se análise de conteúdo com categorias formadas na fundamentação teórica. Os principais resultados indicam uma missão organizacional presente na mente do proprietário e não compartilhada com os funcionários, representando o principal elemento que dificulta o alinhamento estratégico organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio Ernesto Colla, PUCPR
    Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor assistente do Cuso de Administração da UNESPAR/Campus de Paranavaí/FAFIPA. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estratégia (Conteúdo, Processo e Prática). Atua principalmente nos seguintes temas: perspetiva sociológica, gestão ambiental, logística, empreendedorismo, inovação tecnológica e pessoas dentro da lógica estratégica. Atualmente faz o doutoramento na PUC-PR.
  • Meline Grassioto, UNESPAR
    Graduada em Administracão pela UNESPAR
  • Dayane Geracina Barbosa, UNESPAR
    Graduada em Administracão pela UNESPAR

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos