Distribuição de Valor por meio de Modelos de Negócios: uma Discussão Baseada na maior Empresa Brasileira do Setor de Construção Civil de Baixa Renda

Fabian Ariel Salum, Karina Garcia Coleta, Paulo Renato de Sousa

Resumo


Modelos de negócios expressam como as empresas estão organizadas para gerar valor para si e para seus stakeholders. A literatura indica falta de evidências que possa caracterizar a relação entre o modelo de negócio e a capacidade de criar e distribuir valor para as partes interessadas. O presente estudo discute essa relação em uma organização de grande porte que atua no segmento de construção civil de baixa renda, um segmento importante considerando o contexto econômico atual no Brasil e o déficit habitacional que o país enfrenta. A pesquisa empírica seguiu o método qualitativo de caso único. A análise de conteúdo das entrevistas detalhadas e dos dados secundários categorizados foi realizada no recurso NVivo. Os resultados indicam que o modelo de negócio analisado inclui práticas frequentes de distribuição de valor para as partes interessadas. Este estudo contribui, do ponto de vista teórico, para a compreensão do valor distribuído de uma maneira que vai além da criação de valor, e captura análises identificadas na literatura sobre modelos de negócios. Na prática, a pesquisa destaca a relevância da distribuição de valor por meio de práticas orientadas pelo modelo de negócio existente.


Palavras-chave


Modelos de Negócios; Setor da Construção Civil; Modelo VoC

Texto completo:

PDF (English)

Referências


Alberts, B. (2011). Comparing business modelling methods: creating and applying a comparison framework for meta-business models. In Proceedings of the 14th Twente Student Conference on IT (TSConIT), Enschede: The Netherlands (p. 153-162).

Amit, R., & Zott, C. (2001). Value creation in e-business. Strategic Management Journal, 22(6/7), 493.

Arend, R. J. (2013). The business model: present and future-beyond a skeumorph. Strategic Organization, 11(4), 390-402.

Baden-Fuller, C., & Mangematin, V. (2013). Business models: a challenging agenda. Strategic Organization, 11(4), 418-427.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2008). Qualitative researching with text, image and sound: a practical handbook for social research. Sage.

Casadesus-Masanell, R. & Heilbron, J. (2012). The business model: nature and benefits. Harvard Business School. (Working Paper, N. 15, p. 89) Retrieved from www.hbsp.com.

Casadesus-Masanell, R., & Ricart, J. E. (2007). Competing through business models. IESE Business School Working Paper, 713. Retrieved from http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1115201.

Casadesus-Masanell, R., & Ricart, J. E. (2010). From strategy to business models and onto tactics. Long Range Planning, 43, 1-21.

Casadesus-Masanell, R., & Heilbron, J. (2012). The business model: nature and benefits. Harvard Business School, Working Paper, No. 15, p. 89.

Chesbrough, H., & Rosenbloom, R. S. (2002). The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox corporation’s technology spinoff companies. Industrial and Corporate Change, 11(3), 529-555.

Clarkson, M. E. (1995). A stakeholder framework for analysing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, 20(1), 92-117.

Costa, M., & Costa, M. (2013). Projeto de pesquisa: entenda e faça. Vozes.

Creswell, J., & Clark, V. (2013). Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso.

Da Silva, C., & Trkman, P. (2014). Business model: What it is and what it is not. Long Range Planning, 47(6), 379-389.

De Brito, R. P., & Brito, L. A. L. (2012). Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordagem baseada em valor. Revista de Administração Contemporânea, 16(3), 360-380.

Demil, B., & Lecocq, X. (2010). Business model evolution: in search of dynamic consistency. Long Range Planning, 43(2), 227-246.

Denzin, N. K. (2012). Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, 6(2), 80-88.

Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14(4), 532-550.

Harrison, J., Bosse, D., & Phillips, R. (2010). Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic Management Journal, 31(1), 58-74.

Hartley, J. (2004). Case study research. In Essential guide to qualitative methods in organizational research (p. 323-333).

Lepak, D. P., Smith, K. G., & Taylor, M. S. (2007). Value creation and value capture: a multilevel perspective. Academy of Management Review, 32(1), 180-194.

Magretta, J. (2002). Why business models matter. Harvard Business Review, 80(5), 86-92.

Massa, L., Tucci, C., & Afuah, A. (2017). A critical assessment of business model research. Academy of Management Annals, 11(1), 73-104.

Mozzato, A. R., & Grzybovski, D. (2011). Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, 15(4), 731-747.

Nersessian, N. (2010). Creating scientific concepts. Cambridge: MIT Press.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Penrose, E. T. (1959). The theory of the growth of the firm. New York: John Wiley & Sons.

Ramirez, R. (1999). Value coproduction: Intellectual origins and implications for practice and research. Strategic Management Journal, 49-65.

Richardson, J. (2008). The business model: an integrative framework for strategy execution. Strategic Change, 17(56), 133-144.

Salum, F., Coleta, K., Ferraz, D., & Lopes, H. (2018). The value of choices: a business model approach on value. Working Paper, p. 1-30.

Sarturi, G., Seravalli, C., & Boaventura, J. (2015). Afinal, o que é distribuir valor para os stakeholders? Uma análise bibliográfica sobre o tema. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 8, 92-113.

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: a practical handbook. London: SAGE.

Teece, D. (2010). Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, 43(2), 172-194.

Wirtz, B. W., Pistoia, A., Ullrich, S., & Göttel, V. (2016). Business models: origin, development and future research perspectives. Long Range Planning, 49(1), 36-54.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Zattoni, A. (2011). Who should control a corporation? Toward a contingency stakeholder model for allocating ownership rights. Journal of Business Ethics, 103(2), 255-274.

Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: recent developments and future research. Journal of Management, 37(4), 1019-1042.




DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Paulo Renato de Sousa

Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)

Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.