Distribuição de Valor por meio de Modelos de Negócios: uma Discussão Baseada na maior Empresa Brasileira do Setor de Construção Civil de Baixa Renda
Resumo
Modelos de negócios expressam como as empresas estão organizadas para gerar valor para si e para seus stakeholders. A literatura indica falta de evidências que possa caracterizar a relação entre o modelo de negócio e a capacidade de criar e distribuir valor para as partes interessadas. O presente estudo discute essa relação em uma organização de grande porte que atua no segmento de construção civil de baixa renda, um segmento importante considerando o contexto econômico atual no Brasil e o déficit habitacional que o país enfrenta. A pesquisa empírica seguiu o método qualitativo de caso único. A análise de conteúdo das entrevistas detalhadas e dos dados secundários categorizados foi realizada no recurso NVivo. Os resultados indicam que o modelo de negócio analisado inclui práticas frequentes de distribuição de valor para as partes interessadas. Este estudo contribui, do ponto de vista teórico, para a compreensão do valor distribuído de uma maneira que vai além da criação de valor, e captura análises identificadas na literatura sobre modelos de negócios. Na prática, a pesquisa destaca a relevância da distribuição de valor por meio de práticas orientadas pelo modelo de negócio existente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)Referências
Alberts, B. (2011). Comparing business modelling methods: creating and applying a comparison framework for meta-business models. In Proceedings of the 14th Twente Student Conference on IT (TSConIT), Enschede: The Netherlands (p. 153-162).
Amit, R., & Zott, C. (2001). Value creation in e-business. Strategic Management Journal, 22(6/7), 493.
Arend, R. J. (2013). The business model: present and future-beyond a skeumorph. Strategic Organization, 11(4), 390-402.
Baden-Fuller, C., & Mangematin, V. (2013). Business models: a challenging agenda. Strategic Organization, 11(4), 418-427.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2008). Qualitative researching with text, image and sound: a practical handbook for social research. Sage.
Casadesus-Masanell, R. & Heilbron, J. (2012). The business model: nature and benefits. Harvard Business School. (Working Paper, N. 15, p. 89) Retrieved from www.hbsp.com.
Casadesus-Masanell, R., & Ricart, J. E. (2007). Competing through business models. IESE Business School Working Paper, 713. Retrieved from http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1115201.
Casadesus-Masanell, R., & Ricart, J. E. (2010). From strategy to business models and onto tactics. Long Range Planning, 43, 1-21.
Casadesus-Masanell, R., & Heilbron, J. (2012). The business model: nature and benefits. Harvard Business School, Working Paper, No. 15, p. 89.
Chesbrough, H., & Rosenbloom, R. S. (2002). The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox corporation’s technology spinoff companies. Industrial and Corporate Change, 11(3), 529-555.
Clarkson, M. E. (1995). A stakeholder framework for analysing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, 20(1), 92-117.
Costa, M., & Costa, M. (2013). Projeto de pesquisa: entenda e faça. Vozes.
Creswell, J., & Clark, V. (2013). Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso.
Da Silva, C., & Trkman, P. (2014). Business model: What it is and what it is not. Long Range Planning, 47(6), 379-389.
De Brito, R. P., & Brito, L. A. L. (2012). Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordagem baseada em valor. Revista de Administração Contemporânea, 16(3), 360-380.
Demil, B., & Lecocq, X. (2010). Business model evolution: in search of dynamic consistency. Long Range Planning, 43(2), 227-246.
Denzin, N. K. (2012). Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, 6(2), 80-88.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14(4), 532-550.
Harrison, J., Bosse, D., & Phillips, R. (2010). Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic Management Journal, 31(1), 58-74.
Hartley, J. (2004). Case study research. In Essential guide to qualitative methods in organizational research (p. 323-333).
Lepak, D. P., Smith, K. G., & Taylor, M. S. (2007). Value creation and value capture: a multilevel perspective. Academy of Management Review, 32(1), 180-194.
Magretta, J. (2002). Why business models matter. Harvard Business Review, 80(5), 86-92.
Massa, L., Tucci, C., & Afuah, A. (2017). A critical assessment of business model research. Academy of Management Annals, 11(1), 73-104.
Mozzato, A. R., & Grzybovski, D. (2011). Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, 15(4), 731-747.
Nersessian, N. (2010). Creating scientific concepts. Cambridge: MIT Press.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.
Penrose, E. T. (1959). The theory of the growth of the firm. New York: John Wiley & Sons.
Ramirez, R. (1999). Value coproduction: Intellectual origins and implications for practice and research. Strategic Management Journal, 49-65.
Richardson, J. (2008). The business model: an integrative framework for strategy execution. Strategic Change, 17(56), 133-144.
Salum, F., Coleta, K., Ferraz, D., & Lopes, H. (2018). The value of choices: a business model approach on value. Working Paper, p. 1-30.
Sarturi, G., Seravalli, C., & Boaventura, J. (2015). Afinal, o que é distribuir valor para os stakeholders? Uma análise bibliográfica sobre o tema. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 8, 92-113.
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: a practical handbook. London: SAGE.
Teece, D. (2010). Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, 43(2), 172-194.
Wirtz, B. W., Pistoia, A., Ullrich, S., & Göttel, V. (2016). Business models: origin, development and future research perspectives. Long Range Planning, 49(1), 36-54.
Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Zattoni, A. (2011). Who should control a corporation? Toward a contingency stakeholder model for allocating ownership rights. Journal of Business Ethics, 103(2), 255-274.
Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: recent developments and future research. Journal of Management, 37(4), 1019-1042.
DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3682
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Paulo Renato de Sousa
Revista de Administração IMED (RAIMED) ISSN: 2237-7956 Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Atitus)
Atitus Educação - Business School – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Vila Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo/RS – Brasil Tel.: +55 51 4004-4818
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.