Sustentabilidade: uma Abordagem das Percepções de Professores do Ensino Superior

Cleunice Zanella, Silvana Dalmutt Krüger, Rodrigo Barichello

Resumo


A pesquisa objetiva identificar as percepções dos professores de uma instituição de ensino superior localizada no município de Chapecó (SC) acerca da temática sustentabilidade. Quanto às características metodológicas, o estudo se caracteriza como descritivo, realizado por meio de survey, com aplicação de questionários para a amostra composta por 97 professores atuantes na instituição. Os resultados evidenciam que 54,9% dos respondentes relacionam a temática sustentabilidade com a abordagem de cunho ambiental, 33,8% relacionam às questões sociais, enquanto 11,3% ponderam a abordagem econômico-financeira. Quanto ao conceito, 72,2% consideram que a sustentabilidade envolve a preocupação e ações conjuntas que consideram o desempenho econômico, financeiro, ambiental e social. Entre as preocupações e objetivos das organizações, 74,5% da amostra indica a qualidade dos produtos ou serviços; 67,0% consideram o consumo consciente e responsável dos recursos naturais e 64,0% indicam o uso de tecnologias limpas, como fator importante para o contexto organizacional. Destaca-se a importância das discussões acerca da sustentabilidade, especialmente no ambiente acadêmico, em prol da conscientização dos objetivos do desenvolvimento sustentável.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3499

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