Aspectos Preponderantes para a Satisfação e Fidelização do Cliente: O Caso do Shopping Florence Mall
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n3p163-174Resumo
O presente estudo, classificado como pesquisa quantitativa com caráter descritivo e estudo de caso, remete à medição do grau de satisfação e de fidelização do consumidor em relação aos serviços oferecidos por shopping center localizado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O estudo compôs-se de revisão bibliográfica sobre os tópicos abordados, que expôs as mais relevantes características do setor de serviços com foco em shopping centers, apresentou os principais traços do mercado de serviços, reviu princípios de marketing ligados às dimensões da qualidade na prestação de serviços, e resgatou as teorias de satisfação e de fidelização aplicadas ao comportamento do consumidor. Em seguida, foi realizada pesquisa quantitativa com questionário estruturado com 202 clientes do shopping no momento da compra, destinada a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado. Como resultado da análise das variáveis estudadas, chegou-se à conclusão de que os consumidores se mostraram satisfeitos com os serviços prestados pelo shopping center analisado, sendo necessário, entretanto, estimular a fidelização do cliente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Os artigos publicados pela RAIMED estão disponíveis sobre a licença CC-BY, permitindo o livre compartilhamento, desde que seja referenciada e reconhecida a autoria do trabalho e sua publicação neste periódico. Conforme:
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.