“Amor pelo Rio Grande”: Análise dos Elementos Influenciadores na Decisão de Compra em Varejo de Indumentária Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3208Palavras-chave:
Marketing, Influência na decisão de compra, Indumentária gaúcha, VarejoResumo
A população do Rio Grande do Sul é conhecida pela sua paixão em cultivar e defender suas tradições. Entre as tradições mantidas pelo gaúcho está a utilização da indumentária. Neste contexto, a cultura é determinante no comportamento e influência de compra de um indivíduo. Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais elementos influenciam a tomada de decisão de compra em um varejo de indumentária gaúcha. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo e com estratégia survey. Foi aplicado um questionário a 110 consumidores que efetuaram pelo menos uma compra durante os meses de abril a junho de 2018. O estudo contribuiu para confirmar que os consumidores compram indumentária gaúcha porque gostam da cultura e que há fatores emocionais no processo decisório de compra. Em relação às implicações práticas, o estudo contribuiu para apresentar ações que contribuem na decisão de compra, como conhecimento do vendedor em relação ao produto, flexibilidade na negociação, simpatia e cordialidade do vendedor e variedade de produtos.
Downloads
Referências
Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Cobra, M. (2015). Administração de marketing no Brasil. São Paulo: Elsevier.
Collado, C. F., Lucio, P. B., & Sampieri, R. H. (2006). Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw.
Costa, F. C. X. (2002). Influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Davis, H. L. (1974). Family decision making as conflict management. Advances in Consumer Research, 1(1), 532-535.
Dias, S. R. (2010). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva.
Diehl, A. A., & Paim, D. C. T. (2002). Metodologias e técnicas de pesquisa em ciências sociais aplicadas: uma proposta de estudo. Passo Fundo: Clio Livros.
Engel, J. F., Blackwell, R. D., & Miniard, P. W. (2000). Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro.
Espinoza, F. da S., & Hirano, A. S. (2003). As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista de Administração Contemporânea, 7(4), 97-117.
Hakins, D. I., & Mothersbaugh, D. L. (2019). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.
Las Casas, A. L. (2006). Marketing de serviços. São Paulo: Atlas.
Schiffman, L. G., & Kanuk, L. L. (2005). Comportamiento del consumidor. México: Pearson Educación.
Severo, M. R. F., Melo, M. A. N., & Medeiros, D. D. (2004). Importância estratégica do sistema de qualidade para aumentar a competitividade empresarial: aplicação em uma empresa de calçados esportivos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Brasil.
Sheth, J., Mittal, B., & Newman, B. I. (2001). Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
Solomon, M. R. (2011). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman.
Tavares, M. C. (2000). Gestão estratégica. São Paulo: Atlas.
Ugalde, M. M. de. (2006). O papel das emoções no processo decisório de compra de imóveis por consumidores da terceira idade. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rui Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Os artigos publicados pela RAIMED estão disponíveis sobre a licença CC-BY, permitindo o livre compartilhamento, desde que seja referenciada e reconhecida a autoria do trabalho e sua publicação neste periódico. Conforme:
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.