Efeitos no Desempenho Institucional em IES Brasileiras a partir da Adaptação Estratégica

Thiago Coelho Soares, Maurício Andrade de Lima, Gisele Mazon, Isabel Cristina Scafuto, Raquel Crestani Agostineto

Resumen


O objetivo do artigo é analisar o desempenho das IES a partir da comparação dos períodos de tempo, das regiões das IES e da formação do reitor. Para tal, foram testadas três hipóteses, H1 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES nos seis primeiros anos se comparados aos seis anos subsequentes; H2 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES do sul e sudeste se comparados às demais regiões do Brasil; H3 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES com reitores formados em Ciências Sociais Aplicadas se comparados às demais formações do Brasil. Com 24 universidades estudadas em doze anos e duas variáveis dependentes (IGC e CPC), chegou-se a contagem de 576 itens a serem analisados. Como resultado do estudo, rejeitou-se H1 e H3. Aceitou-se H2. Conclui-se, nesta pesquisa, que a adaptação estratégica das universidades brasileiras influencia o desempenho institucional.


Palabras clave


Adaptação Estratégica; Desempenho Institucional; Gestão Universitária

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3148

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