Efeitos no Desempenho Institucional em IES Brasileiras a partir da Adaptação Estratégica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3148

Palavras-chave:

Adaptação Estratégica, Desempenho Institucional, Gestão Universitária

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o desempenho das IES a partir da comparação dos períodos de tempo, das regiões das IES e da formação do reitor. Para tal, foram testadas três hipóteses, H1 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES nos seis primeiros anos se comparados aos seis anos subsequentes; H2 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES do sul e sudeste se comparados às demais regiões do Brasil; H3 - existe diferença estatística entre o desempenho das IES com reitores formados em Ciências Sociais Aplicadas se comparados às demais formações do Brasil. Com 24 universidades estudadas em doze anos e duas variáveis dependentes (IGC e CPC), chegou-se a contagem de 576 itens a serem analisados. Como resultado do estudo, rejeitou-se H1 e H3. Aceitou-se H2. Conclui-se, nesta pesquisa, que a adaptação estratégica das universidades brasileiras influencia o desempenho institucional.

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Biografia do Autor

  • Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina com Doutorado Sanduíche na Universidad de León-ESP

    Professor do doutorado em Administração da Unisul

  • Maurício Andrade de Lima, Unisul
    Professor do Doutorado em Administração da Unisul
  • Gisele Mazon, Unisul
    Doutora em Administração pela Univali
  • Isabel Cristina Scafuto, Uninove
    Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho
    Professor titular da Universidade Nove de Julho , Brasil
  • Raquel Crestani Agostineto, Mestranda em administração pela Unisul.
    Mestranda em administração na Unisul

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos