Avaliação de desempenho no serviço público: a experiência do instituto nacional do seguro social na implantação da gratificação de avaliação de desempenho do seguro social - GDASS

Autores

  • Jandir Pauli Escola de Administração - Faculdade Meridional
  • Adão Felipe Biulchi IMED

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v2n2p129-137

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a implantação da Avaliação de Desempenho no Serviço Público, a partir da experiência do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, na Gerência Executiva de Passo Fundo, que efetivou-se com a implantação da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social – GDASS. No INSS, a avaliação de desempenho é constituída de uma avaliação institucional, correspondente a 80% da avaliação total, e uma avaliação individual, correspondente a 20% do total, que resultam no pagamento da GDASS a seus servidores com base nos resultados das avaliações, que ocorrem semestralmente desde outubro de 2009. Os dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa foram extraídos do sistema da base de dados da avaliação de desempenho no INSS, constante no sistema SISGDASS. Os resultados mostram que a implantação da Avaliação de Desempenho no INSS foram satisfatórias, trazendo benefícios à população através da melhoria da qualidade de atendimento e principalmente do tempo de concessão, que diminuiu satisfatoriamente, bem como houve uma melhora nas atividades individuais dos servidores com intuito da melhoria dos índices e garantia da remuneração. Porém os critérios da avaliação individual permitem uma distorção considerável no resultado da avaliação por parte dos gestores, o que pode ser corrigido para os ciclos de avaliação futuros da instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jandir Pauli, Escola de Administração - Faculdade Meridional
    Doutor em Sociologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestre em Sociologia pela UFRGS (2006), Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998) e Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier (1997). Dedica-se à docência universitária desde 2005 quando iniciou suas atividades na Universidade de Passo Fundo (UPF) e Faculdades IDEAU. Desde 2006 é professor na Faculdade Meridional (IMED). Nesta instituição coordenou a Escola de Gestão Pública (2007-2010), exercendo as funções de Coordenador da Especialização em Gestão Pública, do Curso de Tecnologia em Gestão Pública e do Observatório de Políticas Públicas. Como pesquisador, atua nas linhas de pesquisas: Trabalho nas sociedades contemporâneas (CNPq/PPGS-UFRGS) e Estudos organizacionais contemporâneos (IMED). É também pesquisador do RILESS: Red de Investigadores Latinoamericanos de Economía Social y Solidária. Em suas pesquisas desenvolve temas como: comportamento organizacional, trabalho e identidade social, cooperativismo, associativismo e economia solidária, significado social do dinheiro e dimensão social dos mercados.
  • Adão Felipe Biulchi, IMED
    Especialista em Gestão Pública ( IMED).

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos