Motivos da Escolha da Educação a Distância: O Aluno como Consumidor

Autores

  • Lidiane Campos Britto Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
  • Sergio Feliciano Crispim Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
  • William Zanella Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n2p206-220

Palavras-chave:

Educação a Distância, Consumidor, Dissonância Cognitiva.

Resumo

O grau de envolvimento do consumidor na compra ou contratação de um serviço está diretamente ligado ao grau de riscos percebidos por ele, durante todo o processo de avaliação e aquisição. Assim, por que há riscos envolvidos na escolha de um curso de nível superior, a dissonância cognitiva surge como um componente importante a ser analisado nesse processo de decisão de compra. Por esta razão, o objetivo geral deste artigo é identificar os principais motivos da preferência de um aluno de graduação em estudar na modalidade Educação a Distância (EAD) em detrimento à modalidade presencial. No Brasil, esse tema é particularmente relevante já que a educação a distância tem crescido de forma expressiva, sobretudo em virtude da expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.  Como procedimento metodológico foi feita uma pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica da entrevista semiestruturada, com uma amostra de dez pessoas que fizeram ou ainda fazem uma graduação na modalidade EAD, independente do curso. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Nos resultados finais constatou-se que a maior flexibilidade de tempo possibilitada pela educação a distância por meio das TIC foi o principal motivo na escolha da EAD em detrimento a um curso presencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidiane Campos Britto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.

    Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.  

  • Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
    Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • Sergio Feliciano Crispim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
    Livre Docente em Marketing pela USP-Universidade de São Paulo. Pós Doutorado, Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP.  Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • William Zanella, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil.
    Mestre em Administração. Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. (2016). Recuperado em agosto 2014, de: http://www.abed.org.br/site/pt.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. (L. A. Reto & A. Pinheiros, Trad). São Paulo: Edições 70.(Obra original publicada em 1977).

Belloni, M. L. (2006). Educação a distância. (4ed). Campinas: Autores Associados.

Blackwell. R.D., Miniard, P. W., & Engel, J.F. (2008). Comportamento do consumidor. (9ed). (E. T. Ayrosa, Trad). São Paulo: Cengage Learning.

Carneiro, T. C. J., Silva, M. A., & Bizarria, F. P. A. (2014). Fatores que afetam a permanência dos discentes em cursos de graduação a Distância: um estudo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira . Gestão e Sociedade, 8(20), 651-669.

Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012 (2013). Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil/[traduzido por Opportunity Translations]. Curitiba: Ibpex. Recuperado em março 2016, de http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf.

Giglio, E. M. (2004). O comportamento do consumidor. São Paulo: Editora Pioneira.

Hoffman, K. D.,& Bateson, J.E.G. (2003). Princípios de Marketing de Serviços. Conceitos, estratégias e casos. (2ed). (B. R. Fernandes, Trad). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Kotler, P.,& Keller, K. L. (2012). Administração de marketing. (14ed). (S. M, Yamamoto, Trad). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Recuperado em 7 abril, 2016, de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.

Karsaklian, E. (2004). Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.

Lovelock, C., & Wright, L. (2005). Serviços. Marketing e Gestão. (C. K. Moreira, trad). São Paulo: Saraiva.

Gouvêa, Maria Aparecida; Rodrigues da Silva Tamashiro, Helenita; Nassif Mantovani, & Daielly Melina. (2015). Segmentação e qualidade em serviços educacionais: o caso de um curso de graduação a distância. Revista de Administração da Unimep, Enero-Abril, 91-116.

Moore, M. G., & Kearsley, G. (2013). Educação a distância. Sistemas de aprendizagem on-line. (3ed). (Ez2 Translate, Trad). São Paulo: Cengage Learning.

Mugnol, M. (2009). A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago). Recuperado em abril, 2016. Recuperado de http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2738&dd99=view&dd98=pb

Nascimento, L. F., Silva, R. C. M., & Figueiró, P. S. (2013). Presencial ou a distância: a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(2), 311-341.

Santos, A. V; Iosif, R, G. (2012). Fusões institucionais no ensino superior brasileiro: implicações no trabalho docente. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. Zaragoza, Espanha. Novembro. Recuperado em maio, 2016. Recuperado de http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/AlineVeigadosSantos_res_int_GT2.pdf

Samara, B. S., Morsh, M. A. (2005). Comportamento do consumidor. Conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall.

Silva, J. A. R; De Oliveira, F. B; Mourão, L. (2012). Uma comparação entre cursos a distância e presencial. 18 Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED. São Luís - MA. 23 a 26 set. Recuperado em maio 2016, de http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/339f.pdf.

Vergara, S. C.(2007). Estreitando relacionamentos na educação a distância. Cadernos EBAPE.BR, 5(Ed. Especial), 1-8.

Zambrano, William Ricardo, & Guerrero, Doris Emilia. (2009). Diseño pedagógico virtual de desarrollo empresarial con apoyo de las tic. Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica, 12(1), 27-36. Retrieved April, 07, 2016, from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-42262009000100004&lng=en&tlng=es

Downloads

Publicado

2017-03-23

Edição

Seção

Artigos