Inovação em serviço: desafios e resultados em projetos de arquitetura
Resumo
Com a competitividade crescente torna-se necessário que as empresas busquem melhorar a qualidade de suas ofertas agregando-lhes valor. Nessa busca, a inovação é um dos caminhos a ser seguido para encantar o cliente e se diferenciar no mercado. Assim, a pesquisa está centrada no seguinte questionamento: como a inovação em serviço pode maximizar o resultado dos projetos de arquitetura? O objetivo geral é mapear impactos da inovação em serviços no desempenho dos projetos de arquitetura. O estudo justifica-se por buscar conhecer o impacto da inovação no ambiente da Arquitetura, inserida na importante cadeia produtiva da Indústria da Construção Civil, e com base neste conhecimento favorecer práticas direcionadas a uma melhor gestão de recursos e benefícios para a sociedade, consumidora final destes serviços. A Metodologia utilizada consiste em pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa em uma amostra de empresas do Ceará filiadas ao Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (INOVACON) e à Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura Regional Ceará (AsBEA-CE). A coleta de dados deu-se através de entrevista com profissionais representantes das empresas filiadas às respectivas instituições e da universidade, contemplando as visões executiva e acadêmica. Constatou-se que as inovações em serviços são complexas e acontecem nos últimos 20 anos em grande escala no âmbito da adoção de softwares, com destaque para a plataforma BIM (Building Information Modeling). Como resultado das inovações no processo de projeto tem-se projetos mais assertivos, criativos e focados nas necessidades dos clientes, execução facilitada, redução de custo e de tempo de execução.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2017.v6i2.2016
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ISSN 2318-1109
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