Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo

Aline Sônego

Resumo


A partir de leituras e reflexões de obras de teóricos que tratam sobre as questões  pertinentes ao  atual  contexto do Ensino Superior, este trabalho pretende trazer algumas considerações a cerca do papel do professor universitário frente aos desafios da universidade contemporânea, no momento que cada vez mais se amplia quantitativamente o número de alunos no ensino superior, ao passo que este aumento quantitativo nem sempre está atrelado a qualidade educacional. Procura-se perceber o impacto da influência mercadológica e da redefinição da reprodução do capital nas instituições universitárias e qual o papel que urge ao professor universitário assumir frente a este processo.


Texto completo:

PDF

Referências


CHARLOT, Bernard. Formação de professores: pesquisa e política educacional. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 89-108.

DEMO, Pedro. Qualidade e Pesquisa na Universidade. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 1, p. 52-64, maio/2009. Disponível em: < http://www.facec.edu.br/seer/index.php/docenciaepesquisaemadministracao/article/viewPDFInterstitial/11/25 >. Acesso em: 6 nov. 2010.

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 17-52.

LEITE, et al. A avaliação institucional e os desafios da formação docente na universidade pós-moderna. In: MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 39-56.

MASETTO, Marcos. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Maria Lucia (Orgs.). Ensinar e aprender o ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005, p. 79-108.

NORA, Pierre. O retorno do fato. In: LE GOFF, J; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988, p. 179-193.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 17-52.

SOUSA, Óscar de. Aprender e ensinar: significados e mediações. In: TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Maria Lucia (Orgs.). Ensinar e aprender o ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005, p. 35-60.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p30-35

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png