Os desafios da universidade no século XXI e algumas reflexões sobre a posição docente frente a este processo
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p30-35Resumo
A partir de leituras e reflexões de obras de teóricos que tratam sobre as questões pertinentes ao atual contexto do Ensino Superior, este trabalho pretende trazer algumas considerações a cerca do papel do professor universitário frente aos desafios da universidade contemporânea, no momento que cada vez mais se amplia quantitativamente o número de alunos no ensino superior, ao passo que este aumento quantitativo nem sempre está atrelado a qualidade educacional. Procura-se perceber o impacto da influência mercadológica e da redefinição da reprodução do capital nas instituições universitárias e qual o papel que urge ao professor universitário assumir frente a este processo.
Referências
CHARLOT, Bernard. Formação de professores: pesquisa e política educacional. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 89-108.
DEMO, Pedro. Qualidade e Pesquisa na Universidade. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 1, p. 52-64, maio/2009. Disponível em: < http://www.facec.edu.br/seer/index.php/docenciaepesquisaemadministracao/article/viewPDFInterstitial/11/25 >. Acesso em: 6 nov. 2010.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 17-52.
LEITE, et al. A avaliação institucional e os desafios da formação docente na universidade pós-moderna. In: MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 39-56.
MASETTO, Marcos. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Maria Lucia (Orgs.). Ensinar e aprender o ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005, p. 79-108.
NORA, Pierre. O retorno do fato. In: LE GOFF, J; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988, p. 179-193.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 17-52.
SOUSA, Óscar de. Aprender e ensinar: significados e mediações. In: TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Maria Lucia (Orgs.). Ensinar e aprender o ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005, p. 35-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os conteúdos publicados na Revista são de responsabilidade de seus autores. Os autores não serão remunerados pela publicação de seus trabalhos. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.