O estágio na licenciatura em artes visuais: os alunos-estagiários na experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p23-29

Resumo

A partir de uma pesquisa-ensino realizada no âmbito de uma prática universitária, o presente artigo propõe-se a discutir, através de narrativas de alunos do Curso de Artes Visuais – Licenciatura, a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial. Trago, a partir de questionamentos advindos das práticas pedagógicas como Orientadora deste componente curricular, temas que auxiliam na compreensão do estágio como a inserção objetiva dos alunos no campo de conhecimento em que realizam sua formação acadêmica. Entendo que é de fundamental importância a atuação do professor-orientador, quando, a partir de suas práticas pedagógicas, traz elementos para reflexão em aula que conjugam teoria e prática, ensino e pesquisa, revelando as relações intrínsecas e indissociáveis dos campos da ação docente. O Estágio Curricular Supervisionado é uma vivência e/ou experiência que, povoando o imaginário universitário de ansiedades, preocupações, incertezas e possibilidades diante do inevitável a ser conhecido, constitui-se numa espécie de culminância processual do conhecimento adquirido pelo acadêmico. No confronto do futuro professor com a sala de aula é que as dicotomias entre teoria e prática, saberes e fazeres, decisão e ação, dentre outras, se evidenciam na situação real agudizada pela existência de imprevisibilidades. Concluí, a partir dos depoimentos e dos aportes teóricos, que a experiência do estágio é uma possibilidade rara de gestão de vivências, trocas e de construção de uma identidade docente. Assim, entendo que as práticas de estágio podem conduzir o aluno à atenta observação e investigação da realidade escolar, propiciando a aprendizagem e construção profissional e encontrando elementos de identificação com o contexto escolar.

Biografia do Autor

  • Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Educação (UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel.

Referências

CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. A sala de aula como experiência de si. In: 26. REUNIÃO ANUAL DA ANPED: novo governo, novas políticas. [Anais da...] Poços de Caldas, 2003. p. 1-6.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O que é beleza (Experiência Estética). São Paulo: Brasiliense, 1986.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: Escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.

ESTEVE, José M. Profesores en conflicto. Repercusiones de la práctica profesional sobre la personalidad de los enseñantes. Madrid: Narcea, 1984.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0. Instituto Antonio Houaiss; Editora Objetiva Ltda, 2001. 1 CD-ROM.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio curricular como campo de conhecimento. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria, Ed. UFSM, 2005.

PIMENTA, Selma; LIMA, Maria Socorro. Estágio e Docência. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série Saberes pedagógicos)

PIMENTA, Selma. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 10.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Pesquisa-ensino: uma modalidade de pesquisa-ação. In: PENTEADO, Heloísa Dupas; GARRIDO, Elsa (Orgs.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 33-44.

PEREIRA, Otaviano. O que é Teoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.

PORTO, Tania Maria Esperon. La comunicación y la educación, una alianza necesaria en la escuela. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE COMUNICACIÓN Y EDUCACIÓN. [Anais do...]. Huelva/Espanha Querétaro/México, 2003(c). 12p.

SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos; BRAND, Rita Melânia Webler; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Para além das dívidas entre universidade e escola: o estágio como espaço-tempo de formação docente em parceria. Revista Trama (UNIOESTE. Online), v. 05, p. 130-145, 2009.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. As máscaras nas Artes Visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicas. Educação Unisinos, v. 14, p. 205-214, 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos