Uma análise sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de professores de matemática, química e ciências biológicas de uma universidade pública do Paraná

Andressa Caroline Faccioni, Dileize Valeriano da Silva, Sandra Regina de Moraes

Resumo


A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo dos cursos de licenciatura tem sido um desafio. Neste artigo, o principal objetivo foi averiguar se aos futuros professores de uma universidade pública do Paraná, que atuarão na Educação Básica estão sendo oportunizada uma formação que contenha conhecimentos necessários sobre as TDIC. Para isso, realizou-se a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais, dos projetos pedagógicos (PP) e das grades curriculares dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática e Química, destacando o perfil do egresso, os objetivos e as ementas das disciplinas focando no uso das TDIC. Como resultantes, destacam que somente o curso de Matemática oportuniza e objetiva transmitir informações sobre as TDIC aos futuros professores e nos demais cursos, as tecnologias são citadas nos PP, mas não para promover e/ou ampliar a capacidade dos futuros professores para a utilização das TDIC na prática docente.


Palavras-chave


Formação de professores; TDIC; Educação básica

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.4075

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