Matventura: jogo educativo para o ensino de matemática
Resumo
Este texto expõe reflexões sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem, assim como, descreve o estudo e desenvolvimento de um jogo educacional chamado Matventura. O Jogo foi idealizado por estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal do Paraná em colaboração com estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná. O game objetiva contribuir com o processo de aprendizagem de um conjunto de conteúdos de Matemática, de forma lúdica, interativa e participativa dos jogadores. Sua característica é reforçar/revisar tópicos fundamentais nas séries iniciais da educação secundarista. A utilização de jogos na educação é um campo criativo e recheado de significado, podendo potencializar de forma significativa o conhecimento através do espaço virtual. Tal ambiente pode capacitar os interessados a repensarem e construírem novos saberes, além de dar novos sentidos a muitos conceitos que, em geral, são abstratos para os ingressantes das séries iniciais do ensino médio.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, G. F.; AGUIAR, B. C. X. C.; ROSSA, L. G. S. Speed Simulation Environment. Journal of Innovative Technology and Education, v. 3, p. 227-240, 2016.
AGUIAR, G. F.; AGUIAR, B. C. X. C.; TOCHETTO, G. M. S.; SANTOS, G. P.; SILVA, K. O. FRACTIO: Contemporary educational game for the teaching of fractions. Journal Applied Mathematical Sciences, 2017.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. 3 ed. Joinville: Editora Univille, 2004.
BERBEL, N. A. N. Problematization and Problem-Based Learning: Different Words or Different Ways? Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 2, n. 2, 1998.
BRENELLI, R.P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas earitméticas. Campinas: Papirus, 2005.
CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com Estratégias de Ensino-Aprendizado por Descoberta na Área da Sáude: a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, pág. 780-788, mai-jun, 2004.
Fire and Water (Jogo Online) - (http://www.twoplayer-game.com/).
IEZZI, G.; DOLCE, O.; MACHADO, A. Matemática e Realidade 5ª série. São Paulo, 2008.
LIMA, A. R.; FILHO, I. F. B. Uma discussão sobre as dificuldades dos alunos do 7º ano na compreensão do conceito de fração e suas operações. Montevidéu: VII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2013. Disponível em: http://www.cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/33.pdf. Acesso em: mai. 2016.
MASETTO, M.T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. Disponível em http://www.escoladavida.eng.br/anotacaopu/Formacao%20de%20Professores/atividades%20pedagogica%20no%20cotidiano_da_sala_de_aula.htm. Acesso em: 10 jun. 2009.
MOEHLECKE, S. O Ensino Médio e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais: entre Recorrências e Novas Inquietações. Revista Brasileira de Educação, vol. 17, n. 49, Apr. 2012.
MOITA, F.M.G.S. C. Games: contexto cultural e curricular juvenil. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: http://www.filomenamoita.pro.br/tese.htm. 2006.
OLIVEIRA, L. P. As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática. Medianeira: UTFPR, 2013. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2600/1/MD_ENSCIE_III_2012_47.pdf. Acesso em: abr. 2016.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO. I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Sobral, vol. 15, n. 2, p. 145-153, Dez. 2016.
PCN - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PESQUISA Game Brasil 2016. Disponível em: http://www.pesquisagamebrasil.com.br/. Acesso em: jun. 2016.
PINTO, D. P.; PORTELA, J. C. S.; OLIVEIRA, V. F. Diretrizes curriculares e mudança de foco no curso de engenharia. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE, 2003.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman,548 p., 2005.
Rei da Matemática (Jogo Online) - (https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/rei-da-matematica.html).
RIBEIRO, L. R. C. A. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma Implementação na Educação em Engenharia na Voz dos Atores. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, 2005.
SOARES, M. T. N. A proposta curricular em ação: caminhos formativos para o (re) pensar da organização pedagógica e a deficiência no espaço escolar. Society and Development, v. 2, n. 2, p. 107-121, out. 2016.
TEIXEIRA, M.R.W.; MENEZES, F.H.; AGUIAR, G.F.; FERLIN, E.P. LogProp: um jogo para apoio ao aprendizado da lógica proposicional. In: XX SBIE, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis, UFSC/Univali, 2009.
TERRA, M. R.O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm. Acesso em: jun. 2016.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3964
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||