Matventura: jogo educativo para o ensino de matemática

Giancarlo de França Aguiar, Bárbara de Cassia Xavier Cassins Aguiar, Laura Lebedieff, Camila Rodriguês, Jonas Berchol

Resumo


Este texto expõe reflexões sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem, assim como, descreve o estudo e desenvolvimento de um jogo educacional chamado Matventura. O Jogo foi idealizado por estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal do Paraná em colaboração com estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná. O game objetiva contribuir com o processo de aprendizagem de um conjunto de conteúdos de Matemática, de forma lúdica, interativa e participativa dos jogadores. Sua característica é reforçar/revisar tópicos fundamentais nas séries iniciais da educação secundarista. A utilização de jogos na educação é um campo criativo e recheado de significado, podendo potencializar de forma significativa o conhecimento através do espaço virtual. Tal ambiente pode capacitar os interessados a repensarem e construírem novos saberes, além de dar novos sentidos a muitos conceitos que, em geral, são abstratos para os ingressantes das séries iniciais do ensino médio.


Palavras-chave


Jogo Educacional; Processo de Ensino-Aprendizagem; Tópicos de Matemática; Matventura

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3964

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e-ISSN: 2447-3944

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