Ensino de Química, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: uma experiência na formação inicial de professores

Iago de Souza Reis, Waldriléria Dias de Oliveira Brito, Larissa Salarolli Ruis

Resumen


O presente artigo foi desenvolvido com base nos trabalhos realizados na disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ministrada durante o primeiro semestre de 2018, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Este artigo tem como objetivo, apresentar o desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir do uso integrado de tecnologias digitais e metodologias ativas, a fim de refletir sobre as potencialidades e peculiaridades que tais possibilidades oferecem para o ensino de Química. Em relação à natureza metodológica, este trabalho se classifica como um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sendo realizado a partir das inferências de dois licenciandos matriculados na referida disciplina. Como resultado de tal experiência, as atividades propostas, denominadas desafios, foram registradas em portfólios digitais por meio do Google Sites. Tal experimentação possibilitou aos licenciandos a ampliação do entendimento sobre metodologias ativas e desenvolvimento teórico e prático sobre o uso de diferentes tecnologias digitais, indicando assim, suas contribuições positivas para a construção de habilidades e competências que fundamentam o saber-fazer docente.


Palabras clave


Química; Ensino; Portfólios Digitais

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; MORAIS, W. C. S; YOSHENO, F. H. Estudo sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. Em foco: A Experimentação. Itinerarius Reflectionis, v. 12, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/download/37150/pdf/. Acesso em: 12 jun. 2019.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25–40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0. Acesso em: 12 jun. 2019.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.

DEWEY, J. Reconstruction in philosophy. [s.l.]: Mentor Book; The New American Library, 1950.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 16ª ed. 2009.

GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado. Acesso em: 6 jun. 2019.

GUSMAN, A.; REZENDE, E. M. M.; LOYOLA, M. E. S.; ABREU, N. Portfólio: conceito e construção. NET, Uberaba: Instituto de Formação de Educadores. Universidade de Uberaba. Disponível em: https://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf. Acesso em: 6 jun. 2019.

MARTINS, O. B.; MASCHIO, E. C. F. As tecnologias digitais na escola e a formação docente: representações, apropriações e práticas. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 3, 2014. Disponível em: http://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v14n3/a20v14n3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.

MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Cap. 6. 6ª Reimpressão. Campinas: Papirus, p. 145-165, 2016.

PAULETTI, F.; MENDES, M.; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. Ensino de Química mediado por tecnologias digitais: O que pensam os professores brasileiros. Interacções, Portugal,. v. 13, n. 44, p. 144-167, 2017. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/9820/pdf. Acesso em 6 mai. 2018.

PAVIA, T. Como funciona a sala de aula invertida? Carta Capital, 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacaoreportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/. Acesso em: 7 jul. 2019.

ROCHA, E. F.; MELLO, I. C.; CARDOSO, M. S. Uma hipermídia como estratégia pedagógica para o ensino de equilíbrio químico. Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra, p. 3051-3057, 2013. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/308192/398188. Acesso em: 28 jun. 2019.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação, Rio de Janeiro, n. 4, p. 54- 85, 2016.

SILVA, S. L.; SILVA, S. F. R.; SANTANA, G. S. M.; Nuto, SHARMÊNIA, A. S.; MACHADO, M. F. A. S.; DINIZ, R. C. M.; SÁ, H. L. C. Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 4, p. 607–613, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02312013. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-775617. Acesso em: 28 jun. 2019.

SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H.N. Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 2, p. 418-436, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8640946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946. Acesso em: 28 jun. 2019.

VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141–166, 2014a. Disponível em: http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17/24. Acesso em: 29 mai. 2019.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014b. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602014000800079&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4 jul. 2019.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. DE; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455–478, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS07. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/9900. Acesso em: 28 jun. 2019.

WIVES, W. W.; KUBOTA, L. C.; AMIEL, T. Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília: Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6904/1/TD_2218.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

ZUCCO, C. Química para um mundo melhor. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 733, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422011000500001. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol34No5_733_00b-editorial34-5.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.3837

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png