A utilização de metodologias ativas pelos docentes na percepção de discentes de Ciências Contábeis

Weslley Duarte Bernardo, Zilton Bartolomeu Martins

Resumen


O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos discentes de Ciências Contábeis sobre a utilização de metodologias ativas pelos docentes. Esta pesquisa possui uma abordagem quantitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos, uma pesquisa de levantamento. O instrumento de coleta de dados utilizado se trata de um questionário, que foi validado e utilizado por Wollinger (2017). A população deste estudo foi composta por 138 discentes matriculados em 2018/2 entre o primeiro e oitavo períodos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, obtendo uma amostra de 104 respondentes, representando 75,36% da população. A tabulação dos dados foi feita por meio do software Microsoft Excel® e para a análise dos resultados, foram utilizadas as técnicas estatísticas descritiva e univariada, conforme as medidas de frequência relativa, média, desvio-padrão e correlação, calculadas por meio do software IBM SPSS Statistics 22®. Como principais resultados, observou-se que as metodologias ativas mais utilizadas pelos docentes, na percepção dos discentes, são a aprendizagem entre pares e times, solução de problemas e fórum. Já as menos utilizadas foram oficina (laboratório ou Worshop), jogos de empresas e método de projetos. No que diz respeito às metodologias ativas que mais contribuem na aprendizagem, na percepção dos discentes, foram a aprendizagem entre pares e times, solução de problemas e caso para ensino. Por fim, as metodologias fórum, método de projetos e seminário são as metodologias ativas que menos contribuem na aprendizagem, na percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis.


Palabras clave


Metodologias Ativas; Ciências Contábeis; Discentes.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2019.v5i1.3460

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e-ISSN: 2447-3944

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