Indicadores da educação superior e os desafios para o estado de Rondônia

Denilson Nunes Moreira, Elisete Maria da Silva Moreira, Elvira Aparecida Simões de Araujo

Resumen


A pesquisa teve como objetivo a compressão do processo educacional no ensino superior no Estado de Rondônia. Utilizou-se a pesquisa qualitativa junto aos indicadores educacionais do Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Atlas do Desenvolvimento Humano (ATLAS). Rondônia por estar localizada na região amazônica e distante dos grandes centros industriais e tecnológicos do Brasil, experimentou um desenvolvimento cíclico instável, baseados no extrativismo mineral e vegetal desde a sua fundação no ano de 1914. O ensino superior teve inicio no ano de 1973, quando do convênio entre a (UFRGS) e o Território Federal de Rondônia no desenvolvimento dos primeiros cursos de graduação. No ano de 1982 quando do surgimento do Estado criou-se a Fundação Universidade Federal de Rondônia, período em que se inicia a expansão da educação superior. Dados do MEC (2018) descrevem que existam hoje 42 instituições de ensino superior, sendo 40 instituições nas redes privadas como faculdades e centros universitários e 01 universidade federal e 01 Instituto Federal de Educação no segmento público. Rondônia de acordo com o MEC possui ainda 318 cursos de graduação presencial nas redes públicas e privadas distribuídas em seus 52 municípios. Desta forma conclui-se que o Estado possui um potencial para continuar a crescer, sendo uma das alternativas a educação superior na formação e capacitação de mão de obra qualificada ao setor produtivo e o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando um crescimento sustentável em beneficio da sociedade.


Palabras clave


Planejamento; Desenvolvimento Regional; Indicadores Educacionais

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3448

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