Estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado no ensino superior: um estudo comparado

Ana Angelica Martins Matos, Rita de Cássia Araújo Abrantes dos Anjos, Renato Brito de Oliveira, Soraya Dayanna Guimarães Santos

Resumen


A partir da década de 90, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiência têm sido representativos no cenário nacional e internacional. Nessa conjuntura, a proposta de uma educação inclusiva é cada vez mais recorrente na agenda das políticas públicas e presença constante nas discussões educacionais, articulando-se, principalmente, aos direitos humanos e a democracia. Considerando as contribuições da proposta da inclusão na educação superior, esta pesquisa teve o objetivo de investigar as estratégias realizadas pelos núcleos de acessibilidade e inclusão para a permanência de alunos com deficiência nas universidades, focalizando a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram abordadas questões sobre os dados mais recentes da Educação Especial no ensino superior e realizado um estudo comparado, de caráter qualitativo, com descrição e análise de documentos e práticas organizacionais em duas universidades privadas (Alfa e Beta) de duas diferentes regiões do país .Os resultados evidenciaram que as ações desenvolvidas nas universidades apontam para a necessidade de fomentar uma atitude inclusiva, a qual precisa ser construída com reflexão coletiva de todos os envolvidos. A Universidade Alfa se destacou nas estratégias pedagógicas de atendimento individualizado ao estudante e tecnologias assistivas, enquanto na Universidade Beta há maior predominância de recursos, formação e suporte pedagógico ao docente. O estudo ressalta a importância dos Núcleos de Acessibilidade para a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior.


Palabras clave


Inclusão; Ensino Superior; permanência; atendimento educacional especializado; núcleos de acessibilidade.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3386

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e-ISSN: 2447-3944

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