Análise de competências com foco na liderança em acadêmicos de farmácia iniciantes e concluintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.3361

Palavras-chave:

Liderança. Líder, Farmacêutico, Curso de Farmácia, Método LAI.

Resumo

A liderança é a influência que uma pessoa gera sobre as outras. Para métodos mais eficazes de desenvolvimento da competência liderança no ensino de graduação, precisamos ter um diagnóstico da situação atual, traçando o perfil do acadêmico ingressante e concluinte. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário adaptado do método LAI (Leadership Assessment Instrument), que avaliam as competências e habilidades sobre o comportamento e performance de líderes. A pesquisa foi aplicada em Março de 2018 com turmas de acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Farmácia. Foi possível observar a avaliação dos acadêmicos iniciantes, tiveram a autoavaliação maior que a avaliação realizada pelos pares e professor, notando que não levaram em conta a sua influência perante os outros; já nos acadêmicos concluintes foram observados valores muito próximos da autoavaliação, avaliação por pares e professores, mostrando que foi levado em conta à habilidade de liderança para os outros acadêmicos.

Biografia do Autor

  • Deise Schmitz Bittencourt, Universidade da Região de Joinville (Univille)
    Especialista em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas, Pesquisadora Farmacêutica, Departamento de Pós Graduação da Universidade da Região de Joinville (Univille). Joinville, SC, Brasil.
  • Luiz Paulo de Lemos Wiese, Universidade da Região de Joinville (Univille)
    Mestre em Farmácia. Professor de Farmácia, Departamento de Farmácia da Universidade da Região de Joinville (Univille). Joinville, SC, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-07-15

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Artigos